Repórter Fotográfico: os desafios da profissão

Profissionais falam dos trabalhos que marcaram a carreira

por Daiane Crema ter, 03/09/2019 - 14:45

Na última segunda-feira (2) foi comemorado o Dia do Repórter Fotográfico, o profissional que tem a função de transmitir o registro fiel de uma situação através das lentes de sua câmera. Imagens essas que podem ser de fatos históricos, políticos, esportivos, culturais ou ambientais.

Na área há mais de 25 anos, João Machado, 48 anos, já fotografou diversos acontecimentos. Seu último trabalho na redação de um jornal foi em 2012, quando trabalhava na Folha Metropolitana, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Há dois anos, o fotógrado realiza o trabalho autoral "Ilhados na Seca", onde registra as histórias de moradores na região do Xique-Xique, interior da Bahia.

Com o avanço tecnológico, Machado vê muitas dificuldades na profissão. "Já foi o tempo em que íamos para a pauta produzir boas matérias para serem vistas no dia seguinte. Hoje, quando o repórter fotográfico chega no local, a imagem já viralizou, muitas vezes de maneira distorcida. Qualquer um se acha fotógrafo, repórter fotográfico ou cinegrafista. O mal uso do equipamento distorce os princípios", desabafa.

Foto: João Machado

Francisco Peixoto Maciel Filho, 38 anos, tem 11 anos de experiência com fotojornalismo. Há oito anos, Chico Peixoto, como é conhecido, faz coberturas para o portal LeiaJá. Muitos acontecimentos marcaram seu trabalho como repórter fotográfico, como o trágico o 7X1 da Alemanha sobre o Brasil, no Mineirão, em 2014. "Eu olhava para arquibancada e só via pessoas chorando, isso marcou demais", lembra.

Para o repórter fotográfico, a profissão exige muito mais do que saber fazer boas fotos. Um dos desafios atuais é compreender e participar de maneira mais ampla do processo de produção de conteúdo. "O profissional que não estiver atento a isso provavelmente não terá muitas oportunidades no futuro. Não é apenas uma questão de mercado, mas de entender como o mundo funciona hoje em relação à imagem. Essa mudança de percepção é um grande desafio", explica Peixoto.

Foto: Chico Peixoto

COMENTÁRIOS dos leitores