Material que polui praias do Recife é piche, diz CPRH

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) acredita que o material foi descartado por alguma embarcação em alto mar e não relaciona com o vazamento de óleo da Refinaria Abreu e Lima

por Victor Gouveia qua, 04/09/2019 - 08:01

Desde o último domingo (1º), turistas e banhistas das praias da Região Metropolitana do Recife denunciam a presença de uma espécie de óleo na areia e nas águas. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) revelou que trata-se de piche, possivelmente jogado de uma embarcação no alto mar e trabalha com entidades para identificar o navio responsável.

O material foi encontrado nas praias de Del Chifre, em Olinda; Boa Viagem, no Recife; Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Além da região do Cupe e Gamboa, em Ipojuca, todas no Grande Recife.

O piche faz parte do combustível das embarcações, e há a suspeita que o produto foi lançado ao mar por algum navio durante a limpeza dos tanques, de acordo com o diretor de Controle de Fontes Poluidoras, Eduardo Elvino.

Embed:

A missão agora é identificar as principais correntes marinhas que trouxeram o piche, para também identificar o navio que fez determinada rota, apontou Elvino. A legislação proíbe tal limpeza em alto mar e determina que o produto seja descartado em Portos, por empresas especializadas.

O CPRH ressalta que o fato não está relacionado ao vazamento de óleo ocorrido no último dia 26 de agosto, na Refinaria Abreu e Lima, em Ipojuca.

LeiaJá também:

-->Refinaria Abreu e Lima segue operando mesmo após vazamento

-->Vazamento de óleo em refinaria da Petrobras atinge mangue



 

 

COMENTÁRIOS dos leitores