Basílica Santuário recebe pintura em área externa

Serviço começou em agosto. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré, a obra será concluída antes do Círio.

ter, 10/09/2019 - 13:39

Toda a área externa da Basílica Santuário de Nazaré, paredes, grades, torres, Casa Paroquial e Sacristia, em Belém, está sendo pintada. O serviço deve terminar no dia 2 de outubro, antes do Círio.

Em novembro, um projeto de restauro na Basílica Santuário de Nazaré, abrangendo pintura, recuperação do piso em mármore, revisão dos vitrais, mosaicos, instalações elétricas, sistema de prevenção contra incêndio e obras de arte, segundo a Diretoria da Festa, foi aprovado no Ministério da Cultura para receber benefícios da Lei Rouanet, mas até agora não foi possível captar recursos.

Dessa forma, serviços inadiáveis, como pintura e reparação das instalações elétricas, tiveram que ser antecipados. “A Diretoria faz isso com muito carinho e responsabilidade, para que também venha acolher as gerações futuras”, disse Antônio Salame, diretor de engenharia e patrimônio da Diretoria da Festa de Nazaré.

A manutenção da Basílica é feita permanentemente, mas a pintura geral ocorre a cada três ou quatro anos. “Pode-se observar que, para uma igreja centenária, a Basílica está muito bem conservada. É uma construção antiga e necessita de uma obra de restauro mais expressiva”, afirmou Antônio.

A Diretoria da Festa de Nazaré conseguiu patrocínio para a compra das tintas, mão de obra e aluguel de equipamentos por meio de parceria com lojas locais. A casa da Padroeira da Amazônia é o ponto turístico mais visitado do Pará, tendo sido erguida com doações do povo de Belém e dedicação dos padres Barnabitas.

Por Quezia Dias.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores