Incêndio causa destruição na periferia de Belém

Fogo atingiu 20 casas na passagem São Benedito, no bairro da Pedreira, na madrugada de sexta-feira (13). Segundo os Bombeiros, pelo menos 40 famílias ficaram desabrigadas.

sex, 13/09/2019 - 17:56

Um incêndio atingiu 20 casas, na madrugada desta sexta-feira (13), na passagem São Benedito, entre avenidas Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval, no bairro da Pedreira, em Belém (veja vídeo abaixo). De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 40 famílias estão desabrigadas. Ninguém ficou ferido.

Segundo os moradores, o fogo começou por volta de 1 hora. Soraya Barbosa, moradora da passagem, disse que estava trancada no quarto e por pouco não consegui sair por causa das chamas. “Meu sobrinho escutou a gritaria das pessoas. Quando abrimos a porta para tentar sair, o fogo já estava muito alto. Conseguimos salvar apenas algumas roupas e alguns objetos”, contou.

Rony Souza não conseguiu salvar nada. Ele relatou que, quando percebeu o incêndio, o fogo já havia consumido mais da metade de sua casa. “Eu e minha família saímos de casa o mais rápido possível. Em menos de cinco minutos o fogo já havia se espalhado numa proporção muito grande. Eu me juntei a um grupo de outros moradores e estávamos tentando apagar o fogo, mas não tínhamos água suficiente e as chamas eram muito fortes”, disse Rony.

Anderson da Silva disse que havia saído à noite e ao retornar para casa deparou com os familiares em choque. “Assim como as outras famílias, a gente perdeu tudo. Quando eu vi as casas em pedaços, eu imediatamente pensei logo em meus familiares, mas graças a Deus nada de ruim aconteceu com eles. Só o que nos resta é procurar o que der pra salvar nos escombros. Alguns moradores estão procurando por ferramentas que possam ajudar na reconstrução das casas”, falou.

Mauro Campos acordou com o cheiro de fumaça e saiu à procura do motivo. “Saí de casa para tentar entender o que estava acontecendo. Antes de eu conseguir ver, uma casa do lado da minha começou a pegar fogo. Corremos de volta para casa na esperança de conseguir salvar algo, mas o vento soprou o fogo e quando chegamos já não tinha nem como entrar em casa para salvar algo”, relatou.

Eden Neruda, capitão do Corpo de Bombeiros militar do Pará (CBMPA), relatou que os Bombeiros controlaram as chamas. “A gente ainda não sabe a real causa do incêndio. Foi feita uma perícia e estão sendo coletados os dados para que possa ser dado o veredito de como o fogo começou”, disse Eden. O capitão também falou que a principal suspeita é de que o fogo tenha começado com um curto-circuito na rede elétrica.

A prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Saneamento, esteve no local para limpar a área e remover escombros, auxiliando os moradores. A prefeitura também lançou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas.

O governo do Estado acionou vários órgãos para levar atendimento às pessoas atingidas pelo incêndio. A Defesa Civil está fazendo o levantamento de perdas, acolhimento e cadastramento dessas pessoas. A Polícia Civil e os demais órgãos se dirigiram ao local para retirar os documentos dos moradores.

Por Bruna Braz.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores