Pizza contra câncer e cueca térmica ganham prêmio Ig Nobel

Os ganhadores receberam 10 trilhões na moeda do Zimbábue, praticamente sem valor

sex, 13/09/2019 - 10:49
Reprodução/YouTube Reprodução/YouTube

Um estudo sobre se a pizza fabricada e comida na Itália ajuda a prevenir o câncer e outro sobre a temperatura do escroto estão este ano entre os ganhadores do prêmio "Ig Nobel" nos Estados Unidos.

Cientistas que mediram o volume da saliva de crianças e outros que estudaram o prazer de aliviar a coceira também foram destacados na 29ª edição do prêmio Ig Nobel, que celebra o lado incomum e cômico da ciência.

Os prêmios foram entregues nesta quinta-feira na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachusetts.

Seu objetivo é "celebrar o incomum, homenagear a imaginação e estimular o interesses das pessoas na ciência, na medicina e na tecnologia", disseram os organizadores do evento.

Como em toda cerimônia de premiação do Ig Nobel, foram lançados aviões de papel do palco.

O maior prêmio na categoria de anatomia foi para Roger Mieusset, Louis Boujan e Bourras Bengoudifa por seu estudo de 2007 que mede a assimetria na temperatura do escroto em carteiros nus e vestidos na França.

Mieusset, especialista em medicina reprodutiva na Universidade de Toulouse, é o inventor de uma cueca térmica que em algumas condições funciona como anticoncepcional.

Os ganhadores receberam 10 trilhões na moeda do Zimbábue, praticamente sem valor.

Uma equipe japonesa ganhou o prêmio de química por estimar o volume total de saliva produzido por dia por uma criança típica de cinco anos.

Iman Farahbakhsh, do Irã, ganhou o prêmio de engenharia por uma máquina que troca a fralda de bebês e que foi patentada nos Estados Unidos no ano passado.

Uma equipe internacional recebeu o prêmio por medir o grau de prazer de aliviar a coceira, enquanto Silvano Gallus levou o prêmio de medicina por defender que a pizza pode proteger contra doenças e a morte, mas apenas se for feita e comida na Itália.

[@#video#@]

COMENTÁRIOS dos leitores