Policiais cumprem reintegração de posse em assentamento

Em 2016, a área foi determinada como interesse social para fins de Reforma Agrária. No local, 54 famílias residem e produzem itens da agropecuária

por Victor Gouveia qui, 19/09/2019 - 10:01
Reprodução/ Twitter/ @MST_Oficial Aproximadamente 50 viaturas estão no local, segundo o MST Reprodução/ Twitter/ @MST_Oficial

Na manhã desta quinta-feira (19), cerca de 50 viaturas da Polícia Militar do Paraná deslocaram-se até o município de Laranjal para desocupar a região, onde está situada a comunidade José Rodrigues. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no assentamento residem 54 famílias.

A comunidade está localizada na Fazenda Prudentina, que desde 2016, foi declarada de interesse social para fins de Reforma Agrária. Após vistoria técnica realizada pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Inca), a área de 852,9 hectares foi classificada como improdutiva.

Ao longo dos três anos de existência, cerca de 162 moradores se instalaram no assentamento e passaram a produzir itens da agropecuária, que contribuem com o desenvolvimento do produto interno bruto do município. "Esperamos que a decisão do poder público estadual leve como prioridade a defesa da vida e da dignidade dessas famílias, e a continuidade do desenvolvimento local e do próprio estado", almeja o MST.

O MST solicita o julgamento de dois recursos referentes ao pedido de reintegração de posse. Um deles refere-se ao próprio julgamento do caso, visto que a área foi decretada como de interesse público. O outro pretende, ao menos, adiar a determinação até o fim do ano letivo. A entidade calcula que 51 menores de idade moram na comunidade José Rodrigues.

Embed:

 

COMENTÁRIOS dos leitores