29 são presos em SP por fraude em bilhetes de transporte

Os passageiros davam o dinheiro ao fraudador e pagavam o transporte com os bilhetes ilegais

por Alex Dinarte qui, 03/10/2019 - 17:38
Foto: Polícia Civil Produtos da apreensão após ação conjunta das polícias Civil e Militar de São Paulo Foto: Polícia Civil

Uma ação que reuniu as polícias Civil e Militar de São Paulo nesta quinta-feira (3) deteve 29 pessoas acusadas de fraudes e uso indevido de cartões eletrônicos de transporte. Realizada de maneira simultânea em quatro terminais de grande circulação na capital e região metropolitana, a operação apreendeu 1255 bilhetes e cerca de R$ 4 mil em dinheiro.

Segundo as investigações, os suspeitos adquiriam créditos em cartões ilegais do Bilhete Único (usado na capital) e BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano, usado na Grande São Paulo). Durante o dia, outros membros do grupo se posicionavam perto dos bloqueios de estações de metrô, trem e filas de ônibus para oferecer aos passageiros o uso desses bilhetes. Os alvos, em geral, eram pessoas que utilizavam dinheiro para pagar a tarifa. Os passageiros davam o dinheiro ao fraudador e pagavam o transporte com os bilhetes ilegais.

No decorrer do cumprimento dos mandados, as equipes da polícia conseguiram identificar um veículo que fazia o transporte dos cartões. Na abordagem, os policiais souberam que uma casa na região de Perus seria a sede da prática fraudulenta.

Entre os presos estão dois adolescentes. As polícias também apreenderam oito celulares, quatro notebooks e um caderno com anotações relacionadas ao esquema. Os acusados devem responder por estelionato, associação criminosa e organização criminosa.

COMENTÁRIOS dos leitores