Confira dicas para adotar um animal de estimação

Segundo a OMS, o Brasil tem 30 milhões de animais abandonados

por Alex Dinarte seg, 07/10/2019 - 18:01
Divulgação / Prefeitura de SP Cão aguarda adoção no Centro de Controle de Zoonozes da capital paulista Divulgação / Prefeitura de SP

O Brasil é um dos países com maior população de animais domésticos no mundo. Uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, considerou o número aproximado de 140 milhões de animais de estimação entre cães, gatos, aves, peixes e pequenos mamíferos nos lares brasileiros. Ainda assim, as Organizações Não-Governamentais (ONGs) que promovem feiras de adoção recebem muitas pessoas interessadas em levar um amigo para casa. Entretanto, é necessário saber que o bichano não é um brinquedo. Pelo contrário, necessita de atenção e cuidados.

O LeiaJá mostra algumas opções para adoção e recomendações aos apaixonados pelos bichinhos:

Feiras de adoção 

Estes eventos se tornaram cada vez mais comuns. ONGs como a Matilha Cultural, que mantém um Centro de Adoção na região central de São Paulo, já registrou mais de 45 mil adoções. A instituição atua desde 2009 misturando cultura com o amor aos animais e proporciona oficinas culturais com artistas, exposições, sessões de cinema, eventos musicais, lançamentos de livros, cursos, entre outros.

Matilha Cultural - Rua Rêgo Freitas, 542, Centro, São Paulo/SP. De terça a domingo, das 12h até 20h.

 

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos

Com mais de 240 animais disponíveis para adoção é possível encontrar filhotes e adultos, bichos dos mais diferentes portes, cores e pelagens neste centro em SP. Todos são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01. Para adoção é preciso CPF, RG, comprovante de residência, caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães).

Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos - Rua Santa Eulália, 86, Santana, São Paulo - SP. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 15h, exceto domingos e feriados. Taxa de adoção: R$ 25,20 (dinheiro). Informações: (11) 3397-8993.

 

 

 

Aplicativos e sites na internet

A web também pode ser parceira de quem quer ter um animalzinho em casa. Há aplicativos que aproximam donos e tutores estão no ar e fazem sucesso entre os chamados pet lovers. Um dos exemplos é o app Adota Pet. Disponível para o sistema operacional Android, a plataforma permite o acesso ao perfil de cada animalzinho abandonado. É possível baixar o aplicativo sem custo e o usuário também não paga para utilizar.

 

Adotar bichos na rua

Apesar de nobre, esta iniciativa não pode vir simplesmente por impulso ou vontade de ter um animalzinho de estimação em casa. Segundo a veterinária Caroline Mouco Moretti, diretora clínica do Grupo Vet Popular, é preciso atentar-se a alguns pontos para tomar tal atitude. "Sempre orientamos o dono a pesquisar sobre como é a vida com um pet em casa, o que irá mudar tanto em pontos positivos como nos negativos, dessa maneira a adoção é feita de forma consciente e responsável", declara.

Ainda segundo a especialista, é preciso analisar o perfil de cada bichinho. "Analisar se o pet vai se enquadrar na rotina da casa e ter a noção de que cada animal tem a sua personalidade e que ele irá necessitar de cuidados e atenção, é essencial", explica. "Animais são seres que precisam que suas necessidades básicas sejam supridas, afinal ele é um novo membro da família e precisa de amor, carinho e muito respeito", complementa Carolina.

COMENTÁRIOS dos leitores