Violência de gênero: mais homens em reuniões reflexivas

771 homens foram atendidos nos municípios do Recife, Garanhuns, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, um aumento de 46% se comparado com o mesmo período de 2018

por Jameson Ramos qua, 09/10/2019 - 16:55
Ray Evllyn/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/Divulgação Gepais registrou atendimento a 771 homens Ray Evllyn/Secretaria de Justiça e Direitos Humanos/Divulgação

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), aumentou o número da participação de homens em grupos reflexivos, que tem como objetivo proporcionar a esses - que são autores de violência doméstica contra a mulher  -, reflexões sobre gênero e relações familiares, visando a não reincidência criminal. 

Os atendimentos são coordenados pela Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), na 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar, em Santo Amaro, no Recife. Até o mês de setembro deste ano, o Gepais registrou atendimento a 771 homens nos municípios do Recife, Garanhuns, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe. Isso, de acordo com o órgão pernambucano, representa um aumento de 46% se comparado com o mesmo período de 2018, quando foram acompanhados 527 homens.

Os homens que participam dos grupos praticaram crimes de menor potencial ofensivo, como: lesão corporal leve, ameaça, violência psicológica, moral e patrimonial. Eles se reúnem quinzenalmente nas Centrais de apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapas) de cada município, através de uma equipe de advogado, psicólogo e assistente social.

Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, aponta que "os grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica permitem aos participantes cumprirem não somente a medida ou pena alternativa aplicada, mas também, promove sua integração social através da discussão sobre a violência de gênero e a reflexão como forma de responsabilizá-lo pelo ato praticado", pontua.

COMENTÁRIOS dos leitores