Casamento comunitário: como é e quem pode participar

Essa é uma opção para os casais que querem oficializar a união mas não conseguem arcar com todas as despesas

qui, 10/10/2019 - 15:29

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, realizará a 10ª edição do Casamento Comunitário no próximo dia 10 de novembro. Os casais inscritos terão, além da documentação de cartório, uma cerimônia religiosa com direito a vestido de noiva, penteado, maquiagem, buquê, festa com buffet e DJ, tudo gratuito.

Desde o dia 1º de outubro, os casais inscritos para o casamento comunitário estão realizando a prova dos trajes (vestido de noiva, terno, vestido das daminhas), que foram doados para o Fundo Social de Solidariedade e serão emprestados aos casais para o evento. Segundo a prefeitura, o casamento coletivo não representa gasto para o município porque tudo é fruto de doações.

A universitária Caroline Pereira dos Santos, 26 anos, e o auxiliar de logística Elthon José Feliciano da Neiva, 32 anos, são um dos casais que participarão da cerimônia coletiva em novembro. Fãs de esportes radicais, eles estão juntos há seis meses e se conheceram pulando de rope jump nos prédios abandonados de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Foi de maneira radical que também oficializaram o namoro saltando de uma ponte. “O que nos aproximou foram os esportes radicais, as aventuras e a adrenalina”, diz Caroline.

Após três meses de namoro eles começaram a morar juntos e, para oficializar a união, decidiram se casar. “Uma colega de trabalho, que se casou em novembro do ano passado, comentou comigo sobre o casamento comunitário, que até o momento eu desconhecia”, conta. “Pelo fato de atualmente não termos condições financeiras, fomos atrás de mais informações e saímos de lá com a data marcada”, explica a universitária.

Elthon e Caroline vão participar do casamento comunitário em novembro. | Foto: Acervo Pessoal 

Por causa da limitação do espaço onde será feita a cerimônia, cada casal só pode convidar oito pessoas. “Nossos convidados serão os familiares mais próximos como os pais, irmãos, cunhada e o casal de amigos que são nossos padrinhos”, conta Caroline.

Para participar dos casamentos comunitários, os casais que têm interesse precisam ser moradores do município e comprovar renda mensal equivalente a até dois salários mínimos.

 

Serviço

Fundo Social de Solidariedade

Endereço: Alameda Tutóia, 534 – Gopoúva – Guarulhos

Contato: (11) 2472-5177

 

COMENTÁRIOS dos leitores