Entorno do Mercado de São José ganha projeto de mobilidade

Intervenções devem ser concluídas até o final deste ano

qui, 10/10/2019 - 08:38
Divulgação/Carlos Augusto/Prefeitura do Recife A partir desta quinta-feira (10), ruas em duas laterais serão exclusivas para pedestres Divulgação/Carlos Augusto/Prefeitura do Recife

A Prefeitura do Recife anunciou um plano de mobilidade para a área do entorno do Mercado de São José, no centro do Recife. A partir desta quinta-feira (10), as laterais leste (Rua Padre Muniz e Rua do Porão) e sul (Rua José do Ribamar e Rua Padre Muniz) serão exclusivas para pedestres.

O projeto prevê a implantação de faixas de pedestres elevadas para facilitar a travessia de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Outras cinco faixas de pedestres serão implantadas no entorno e cinco refúgios serão colocados para diminuir o espaço de travessia.

As 25 vagas de Zona Azul já existentes nas laterais Oeste e Norte serão preservadas. Serão implantadas duas vagas de estacionamento para ônibus de turismo na lateral Norte do Mercado de São José.

As obras para recuperação do pavimento original, drenagem e implantação de travessias elevadas vão ser realizadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e têm o prazo estimado até dezembro deste ano. O investimento será de R$ 743.745,28 e as intervenções alcançarão uma área total de 2.226,10 m².

Comerciantes informais foram retirados do entorno do mercado em setembro. A Praça Dom Vital, em frente à Basílica da Penha, já recebeu intervenção com recomposição da acessibilidade da praça, recuperação do piso e dos bancos, melhorias na iluminação, pintura geral e recuperação de monumento e estátua.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, foram construídos três novos equipamentos para abrigar os comerciantes que ficavam nas ruas do bairro de São José: o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, o Anexo do Mercado de São José e o Novo Mercado das Flores. Eles já estão em funcionamento e têm a capacidade de abrigar cerca de 550 trabalhadores.

A primeira etapa do Centro de Comércio do Cais de Santa Rita está em funcionamento desde 2017, com cerca de 40 boxes de alimentação. A etapa que está sendo entregue agora tem capacidade para 374 bancas e boxes de roupas, alimentação, feira de frutas e verduras, fiteiros, estivas e alimentos como grãos, charque e frios em geral. Além desse equipamento, também foi entregue no dia 1º de setembro o Anexo do Mercado de São José, com 87 boxes de ervas medicinais e artigos religiosos, que antes ficavam no entorno no Mercado de São José. O equipamento vai permitir a passagem de pedestres entre a Praça Dom Vital e o terminal de ônibus do bairro. Já o Novo Mercado das Flores, que antes funcionava próximo à sede do Consórcio Grande Recife, está com nova localização e funciona na continuidade do Centro de Comércio do Cais de Santa Rita. São cerca de 40 vendedores de flores no local.

COMENTÁRIOS dos leitores