Marcha reúne 800 pessoas contra o trabalho infantil

Organizações governamentais e privadas participaram do ato na capital pernambucana

por Ítallo Olimpio qui, 10/10/2019 - 17:29

A sétima “Marcha Pernambuco Contra o Trabalho Infantil” reuniu cerca de 800 pessoas no Centro do Recife, nesta quinta-feira (10), em ato organizado pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). A ação teve participação e apoio de instituições públicas e privadas e seguiu do Parque 13 de Maio, no bairro de Santo Amaro, até o Marco Zero, no Bairro do Recife. 

Para Galba Izabel, 18, estudante e jovem aprendiz, a marcha é importante para evitar que crianças deixem de estudar. “A gente veio incentivar as pessoas a denunciarem os casos de trabalho infantil e incentivar as crianças a continuarem na escola”, disse. Segundo Giselle Carvalho, integrante da Comissão Executiva da Fepetipe, a desinformação precisa ser combatida. “Precisamos deixar claro para toda sociedade que nossas crianças não deveriam estar trabalhando”. 

De acordo com Lívia Macêdo, auditora fiscal do trabalho, representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, é preciso conscientizar a população de que lugar de criança é na escola. “A marcha serve para sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do trabalho infantil e das consequências que ele pode gerar na vida das crianças”, explicou. 

Uma das organizações participantes da ação foi a UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau. Segundo Roberta Valle, coordenadora do programa de aprendizagem do grupo Ser Educacional, mantenedor da instituição de ensino, a marcha serve para lembrar que criança não pode trabalhar. “Até os 14 anos criança não trabalha”, reiterou. “Depois dos 14, só se for como jovem aprendiz”, concluiu. 

COMENTÁRIOS dos leitores