Projeto Maria Bonita realiza evento para mulheres em Belém

Ação faz parte do Outubro Rosa e visa ao fortalecimento da luta contra o câncer de mama

por Rosiane Rodrigues qui, 10/10/2019 - 17:47
Divulgação União: encontro fortalece luta contra o câncer Divulgação

Em alusão ao Outubro Rosa, que existe desde 1997, o projeto Maria Bonita, criado para atender mulheres vítimas do câncer, realizou uma ação na Villa Toscana, casa de eventos no centro de Belém. Massagens terapêuticas, terapias alternativas e apresentação teatral marcaram um dia de muito entretenimento e informações.

Houve também palestras sobre autoestima, nutrição, atividades físicas e direitos do paciente oncológico. Fabize Moinhos, idealizadora do projeto, criado em dezembro do ano passado, explicou que a iniciativa surgiu depois que ela observou os efeitos colaterais do tratamento oncológico. Segundo Fabize, ela precisava fazer alguma coisa para ajudar as mulheres que estavam na mesma condição de saúde, mas com poucos recursos para enfrentar os desafios em busca da cura. Hoje o projeto conta com a colaboração de 30 voluntários.

São muitos os efeitos colaterais do tratamento oncológico, entre eles estão a perda total ou parcial de cabelos e pelos e as manchas na pele. “Esses sintomas têm apelo significativo para essas mulheres. Eles afetam diretamente a autoestima, despertam a curiosidade e olhares desconfortáveis, rejeição e preconceito”, disse Fabize, destacando que a baixa autoestima pode acelerar processos depressivos, que interferem negativamente no tratamento oncológico e na busca pela cura.

“Devemos pensar que a luta pela vida, a busca por qualidade de atendimento, acesso ao tratamento e serviços a paciente oncológica é de cada um de nós”, afirmou Fabize. Ela explica que atitudes preventivas e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o projeto pode entrar em contato pelos números (91) 98048-1074 ou (81) 99804.4894 (whatsapp) ou pelas redes sociais Facebook/Instagram: Fabize Muinhos (Projeto Maria Bonita) @fabizemuinhos @projetomariabonitabelem.

 

COMENTÁRIOS dos leitores