Como cuidar do pet se ele for picado por uma cobra

Veneno pode ser fatal dependendo do tipo de serpente, a quantidade de veneno injetado e o local onde o animal foi picado

por Daiane Crema ter, 15/10/2019 - 18:25
Pixabay Jararaca (na foto), coral e cascavel são algumas das serpentes peçonhentas encontradas no Brasil Pixabay

O Brasil é o habitat natural de diversas espécies de animais, insetos e plantas. Neste universo, as cobras são um dos seres mais belos e enigmaticos, porém muitas delas carregam venenos que podem ser fatais tanto para os seres humanos quanto para os animais de estimação.

Entre as cobras mais conhecidas e encontradas no Brasil estão a coral, a jararaca, a cascavel e a surucucu, e é muito difícil identificar se a espécie é ou não peçonhenta. Elas costumam ter a cabeça mais achatada, possuem fosseta loreal, olhos pequenos, com pupila em fenda vertical e atacam quando se sentem ameaçadas.

Porém, segundo Luca Mantovanelli, professor do curso de Ciências Biológicas da UNG, algumas dessas características já não são tão importantes para identificar o tipo de cobra. "Atualmente é considerado apenas a presença da fosseta loreal como característica determinante de uma serpente peçonhenta da América do Sul", conta.

A picada das cobras peçonhentas pode ser fatal quando atacam os animais de estimação, dependendo do tipo de serpente, a quantidade de veneno injetado e o local onde o animal foi picado. "O correto é identificar a serpente que causou o acidente, em seguida conter o animal de estimação e acompanhá-lo até o Instituto Butantan ou a um veterinário", orienta Mantovanelli.

As serpentes venenosas são diferentes das peçonhentas, pois não possuem peçonhas, que são os dentes que injetam o veneno quando atacam. Sendo assim, o veneno se torna menos agressivo quando atacam outros seres vivos.

O biólogo ressalta que é normal que os animais domésticos se assustem ou queiram ir atrás das cobras quando as encontram. "Os cães, por exemplo, são curiosos e tendem a chegar bem perto de serpentes, eles não apresentam medo desses animais", afirma Mantovanelli.

As serpentes peçonhentas não atacam animais maiores do que elas, já que não se alimentam desses animais. O ataque, na maioria das vezes sinalizado por barulhos, entre as cascavéis, por exemplo, são realizados apenas para defesa.

COMENTÁRIOS dos leitores