Motoristas de apps devem se cadastrar até segunda-feira

Quem for pego rodando em Guarulhos sem o documento receberá multa de R$ 8 mil

qua, 16/10/2019 - 18:12
Daiane Crema Segundo líder de Associação de Motoristas de Aplicativo, muitos deles são favoráveis ao novo decreto Daiane Crema

Os motoristas de aplicativo que costumam fazer viagens pelo município de Guarulhos,  na Grande São Paulo, precisam se cadastrar presencialmente no Fácil Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) até a próxima segunda-feira (21). Quem for pego exercendo a profissão sem a regularização está sujeito a uma multa de R$ 8.297,00.

Para um dos líderes da Unity Drivers, Associação de Motoristas de Aplicativo, Celso Felício de Sousa Neto, o novo decreto do município traz vantagens para a categoria. “Primeiro não vamos ser chamados de ilegais pela concorrência. Segundo, o cadastramento vai reduzir o número de motoristas ‘fake’, que é muito prejudicial aos motoristas sérios”, explica Neto, que já tem seu cadastro ativo na Prefeitura de Guarulhos, além de ser morador da cidade. “Defendemos o cadastro presencial, outras associações que defendem o cadastro online acabam influenciando de maneira negativa alguns motoristas”, complementa.

Mesmo concordando com o cadastramento, os motoristas fizeram 13 reivindicações para a Prefeitura, como por exemplo, que motoristas com placas de outros estados pudessem pegar viagens no município, solicitação que foi atendida. Eles também conseguiram liberar o cadastro de motoristas que estejam devendo impostos estaduais. “Ainda temos sete solicitações que não foram atendidas, uma delas é o impedimento de pessoas que devem impostos ao município, ou seja, eles ainda não podem realizar o cadastramento”, afirma Neto.

Outra questão muito importante para os motoristas é a falta de segurança em relação as empresas de aplicativo. “Elas não oferecem segurança aos motorista. A partir do momento que o passageiro entra no carro ela deveria ser responsável. Nós defendemos os motoristas e não a empresa de aplicativo” desabafa Neto.

Todos os interessados em realizar o cadastramento precisam comparecer até o Fácil STMU com o documento do carro atualizado e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a inscrição "Exerce Atividade Remunerada" (EAR).

 

Serviço

Fácil STMU

Onde: Alameda dos Lírios, 303, Parque Cecap - Guarulhos - SP

 

COMENTÁRIOS dos leitores