SP ultrapassa a marca de 8,6 mil casos de sarampo em 2019

12 pessoas já morreram por causa da doença no estado este ano

por Alex Dinarte qui, 17/10/2019 - 16:42
Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil Desde o último dia 7 de outubro apenas 17,7 mil de uma meta de 2,2 milhões de crianças foram vacinadas Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil

Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta-feira (17), confirmaram 8.619 casos da doença entre janeiro e outubro deste ano. O mesmo levantamento aponta que 13.116 suspeitas foram descartadas e ainda há 17.823 em investigação. O estudo ainda aponta 12 mortes pela doença em 2019.

Ainda segundo o boletim, mais de 7,5 milhões de doses da vacina contra o sarampo até outubro. Mesmo com a campanha de vacinação direcionada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos realizada na capital e outras 14 cidades da região metropolitana, o número é considerado baixo se levado em conta os mais de 20 milhões de habitantes da área composta por municípios que figuram entre os mais populosos do estado como Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Mauá, Mogi das Cruzes e Diadema.

Dia D Contra o Sarampo

No próximo sábado (19), será realizada a campanha “Dia D” de vacinação contra o sarampo. No total, serão 4,3 mil postos de saúde abertos entre 8h e 17h, em todo o estado paulista. As vacinas serão destinadas a crianças que tenham entre 6 meses e 5 anos de idade pois esta faixa etária é avaliada como a mais propensa a apresentar complicações por causa da doença. A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses.

A campanha visa ampliar a adesão à campanha em curso, que começou no dia 7 e vai até 25 de outubro, mas imunizou apenas 17,7 mil crianças até o momento. A meta é vacinar 2,2 milhões de crianças que devem ser levadas aos postos de saúde portando a carteirinha de vacinação.

Outros públicos

A segunda fase da campanha de vacinação deve concentrar os esforços nos jovens de 20 a 29 anos e acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro. Esse público deve receber a dose da vacina tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme orientação do profissional de saúde. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode levar à morte.

COMENTÁRIOS dos leitores