PE: manchas de óleo chegam à Praia dos Carneiros

No dia anterior, força-tarefa de contenção coletou 1,2 mil litro de óleo em alto mar próximo à São José da Coroa Grande, no Litoral Sul

por Jorge Cosme sex, 18/10/2019 - 08:48
Felipe Brasil Governo de Pernambuco está colocando barreiras nos estuários do Litoral Sul Felipe Brasil

Manchas de óleo alcançaram a Praia de Carneiros, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, informou o secretário de Meio Ambiente do estado, José Bertotti. Na quinta-feira (17), a força-tarefa de contenção coletou 1,2 mil litro de óleo no alto mar em Alagoas, próximo à divisa com São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. Uma mancha de aproximadamente um metro de diâmetro também foi identificada na foz do Rio Una, em São José da Coroa Grande.

“A identificação que a gente fez [na Praia dos Carneiros] são fragmentos que provavelmente se desprenderam de alguma grande mancha, foram arrastadas pela maré e acabaram chegando na areia”, informou Bertotti. Equipes do governo já estão no local para iniciar a limpeza.

O governo tem como trabalho prioritário a continuação do monitoramento em alto mar e o fechamento de todos os estuários no Litoral Sul. “Já fechamos ontem o estuário entre Alagoas e Pernambuco, fechamos o Rio Una e estamos trabalhando para fechar a entrada do Rio Formoso, que é um grande estuário, e também a entrada do Pontal de Maracaípe”, diz o secretário. Segundo Bertotti, as barreiras de contenção foram entregues à Marinha pela Petrobras, mas são insuficientes. O Governo de Pernambuco requisitou por ofício que o Ministério do Meio Ambiente disponibilize mais material.

Na noite da quinta-feira, o governador Paulo Câmara criou uma Sala de Situação para monitorar as manchas no litoral pernambucano. A Sala de Situação conta com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, da Defesa Civil e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O helicóptero da Secretaria de Defesa Social (SDS) decolou na manhã desta sexta-feira (18) para fazer novos monitoramentos na costa do litoral sul. No dia anterior, as equipes de contenção eram compostas por 70 pessoas ao todo. Parte da substância ainda alcançou a areia da praia, sendo retirada por voluntários e uma retroescavadeira. Uma ave foi encontrada com manchas de óleo. Nesta sexta, o trabalho envolverá cerca de 200 pessoas.

O petróleo tocou a costa do Nordeste no dia 30 de agosto. Segundo o último relatório do Ibama, da quinta-feira, 77 municípios de nove estados foram afetados. Foram identificados 29 animais afetados, sendo duas aves com óbito, uma ave viva, 11 tartarugas marinhas vivas e 15 tartarugas marinhas com óbito. Houve a captura preventiva de 486 filhotes de tartarugas marinhas.

COMENTÁRIOS dos leitores