PE:Manta de contenção acaba e óleo se espalha para o Norte

Mais partículas do resíduo foram registradas na praia de Aver o Mar, no município de Sirinhaém. A Marinha não sabe o prazo para entrega de novas mantas, apontou o secretário do Meio Ambiente do Estado

sex, 18/10/2019 - 16:19

As mantas para contenção do óleo que atinge o Litoral Sul de Pernambuco acabaram. Em entrevista ao LeiaJá, o secretário do Meio Ambiente do Estado José Bertotti afirmou que os últimos 200 metros foram destinados à proteção do Rio Sirinhaém. Boiando rumo ao Norte, no início da tarde desta sexta-feira (18), o resíduo foi registrado na praia de Aver o Mar. 

“O Governo Federal não está agindo de maneira coordenada” afirma o secretário. De acordo com Bertotti, o recebimento de novas mantas era aguardado por sua equipe no município de Rio Formoso, no entanto, não obtiveram êxito. 

O requerimento foi feito através de um ofício enviado ao Ministério do Meio Ambiente, que também não chegou, apontou. Questionada pelo próprio secretário, a Marinha respondeu que não tem o retorno do Governo Federal de quando chegarão novas mantas. 

O gestor também relata que contatou a Aeronáutica para realizar o monitoramento aéreo do oceano. “Se você consegue identificar onde você encontra uma mancha, pelas correntes marítimas você vê para onde ela vai”, explica.

Ao secretário, a força militar destacou que teria condições de fornecer a ajuda. Porém, seria necessário um comando superior. O governador Paulo Câmara reforçou o pedido perante o Governo Federal, finalizou Bertotti.

LeiaJá também

-> Vazamento petróleo: deputado de PE quer Comissão Especial

-> Óleo: PF e Marinha vão atrás de dois clientes da Shell

COMENTÁRIOS dos leitores