Voluntários apontam despreparo da prefeitura de Jaboatão

Eles criticam o impedimento de auxiliar na limpeza do óleo da praia de Barra de Jangada

por Victor Gouveia qua, 23/10/2019 - 11:31
Júlio Gomes/LeiaJáImagens A bióloga Gabriela Barros reclamou do improviso das ações realizadas no local Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Impedidos de por a mão na massa, voluntários para retirada de óleo na praia de Barra de Jangada, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, denunciaram despreparo do poder público. A Defesa Civil calcula que cerca de 1,5 quilômetros foram atingidos pelo resíduo tóxico, nesta quarta-feira (23).

"Quando chegamos aqui as coisas estavam armazenadas de forma errada, em sacos de plástico e no chão, contaminando outros ambientes", relatou a voluntária e bióloga Gabriela Barros, antes de concluir: "há certo despreparo, improviso e falta articulação entre o Governo e a Prefeitura".

Mesmo com a decisão da gestão municipal em impedir o acesso a área, ela destaca a importância dos auxiliares no que denomina 'processamento fino'. "Por mais que o pessoal diga que o voluntário não é para trabalhar, o trabalho deles é essencial na peneiragem".

"A gente quer ajudar, chega aqui e não ter tanto reconhecimento é um pouco triste", frisou Maristela Ferreira. Cerca de 60 graduandos de uma faculdade particular também precisaram sair do local. 

No geral, os voluntários cobram agilidade na limpeza. Pois, de acordo a bióloga, o óleo derrete e penetra na areia com o calor.

O superintendente da Defesa Civil do município, coronel Artur Paiva, enfatizou que apenas o voluntarismo qualificado seria necessário. Sobre tal colocação, Gabriela rebate: "eu sou bióloga e os meninos aqui são biólogos marinhos e engenheiros de pesca. A gente não é um voluntário inocente, a gente estudou e sabe o que tá falando".

 

LeiaJá também

--> Prefeita é vaiada em praia atingida por óleo em PE

--> Moradores e trabalhadores lutam contra óleo no Cupe

--> Óleo chega às praias de Maracaípe e Serrambi

--> FOTOS: A luta contra o óleo no litoral sul de Pernambuco

--> Praias do Cabo voltam a ser atingidas por óleo

--> Sem proteção, moradores do Cabo põem as mãos no óleo

--> Crianças também se voluntariam para coletar óleo da praia

--> 'Todas as medidas foram tomadas', diz ministro sobre óleo

--> Voluntários retiram óleo, mas poluição persistirá por anos

--> Exército reforçará operações para conter mancha de óleo

--> Marinha: 900 toneladas de óleo foram retiradas do Nordeste

--> 'Sensação terrível': chegada do óleo amedronta pescadores

--> Salles: "esse não é o momento de polemizar ou politizar"

--> "Nada de mais", diz Mourão sobre críticas de omissão

COMENTÁRIOS dos leitores