Em Belém, 45 mil visitam cemitérios no Dia de Finados

Data registra o maior número de visitantes nesses locais, segundo levantamento da prefeitura

seg, 04/11/2019 - 10:46

O Dia de Finados foi celebrado no último sábado (2), em Belém, com um grande número de visitas aos cemitérios da capital. De acordo com a prefeitura, mais de 45 mil pessoas passaram pelos cemitérios públicos de Santa Izabel, no Guamá; São Jorge, na Marambaia; e Soledade, em Batista Campos.

Rosilene Tavares foi ao cemitério Santa Izabel para visitar o túmulo do irmão morto há três anos. “O dia deles é todo dia, assim como dia das mães e dos pais. Independentemente de estarem mortos, entes queridos sempre serão entes queridos”, disse.

Ela confirma que visitar os mortos ajuda a preservar suas memórias. “Eu vejo muitas pessoas dizendo "já fui ao cemitério, já rezei e já acendi vela", como se fosse uma obrigação fazer isso. Não concordo quando dizem que hoje é um dia triste, acho que é mais um dia de saudades, pois onde eles estiverem eles estão olhando por nós”, disse Rosilene.

Um esquema especial de limpeza foi executado pela prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo, não somente nos cemitérios, como também no entorno. Desde o dia 18 de outubro, 270 agentes de serviços urbanos atuaram na manutenção dos espaços para garantir a tranquilidade dos visitantes que vão prestar homenagens.

Reportagem de Bruna Braz. Com informações da Agência Belém.

 

COMENTÁRIOS dos leitores