Papa Francisco leva sua mensagem antinuclear ao Japão

O pontífice expressou repetidamente seu fascínio pelo Japão, um país onde ele queria ser como missionário quando jovem, embora uma operação no pulmão tenha feito desistir de seu sonho

sab, 23/11/2019 - 09:03
Behrouz MEHRI Francisco chega ao aeroporto de Haneda, em Tóquio Behrouz MEHRI

Depois de passar pela Tailândia, o Papa Francisco chegou ao Japão no sábado (23), onde planeja enviar uma forte mensagem no domingo (24) aos mártires de Nagasaki e Hiroshima em favor da eliminação de armas nucleares.

O avião papal pousou no aeroporto de Tóquio procedente de Bangkok. O pontífice argentino de 82 anos expressou repetidamente seu fascínio pelo Japão, um país onde ele queria ser como missionário quando jovem, embora uma operação no pulmão tenha feito desistir de seu sonho.

O ponto forte de sua agenda de quatro dias no país será um dia de maratona no domingo em Nagasaki (sudoeste) e Hiroshima (oeste), onde em 1945 duas bombas atômicas dos Estados Unidos deixaram 74.000 e 140.000 mortos, respectivamente.

O papa planeja lançar um apelo vigoroso a favor da eliminação total de armas químicas.

"Rezo com vocês para que o poder destrutivo das armas nucleares nunca mais seja liberado na história da humanidade. O uso de armas nucleares é imoral", disse o papa em um vídeo dirigido aos japoneses e divulgado poucas horas antes de sua viagem.

"O Japão está ciente do sofrimento causado pela guerra", disse o líder de 1,3 bilhão de católicos, que alegou a necessidade de "respeito mútuo para defender a paz".

sde-cm-ric-etb/ob/mar/bl/cn

COMENTÁRIOS dos leitores