Vídeo mostra PMs matando suspeitos de roubo em perseguição

Apesar da versão oficial informar troca de tiros, imagens da ação mostram que não houve confronto entre suspeitos e policiais

sab, 07/12/2019 - 10:09
Reprodução/Twitter Ouvidor da polícia afirma que ação violenta é gravíssima Reprodução/Twitter

Dois homens, suspeitos de roubarem um caminhão baú, foram mortos a tiros, no último dia 30 de novembro, após uma ação de policiais militares, no Jardim Iguatemi, zona leste de São Paulo. A versão oficial dos PMs informava que os suspeitos haviam reagido a abordagem e trocado tiros com os agentes, porém, um vídeo da ação mostra controvérsias na história dos oficiais.

No vídeo, divulgado pelo site Ponte Jornalismo, é possível ver o caminhão parando e os policiais chegando até a porta do veículo. O motorista não chega a sair da cabine e recebe tiros ainda ao volante. O outro homem chega a correr, mas é alvejado por um policial e cai na calçada. Durante a ação, um civil que saia de um carro de passeio tenta se proteger atrás do automóvel para depois retirar uma criança do banco do passageiro e se afastar da cena.

Apesar da versão oficial dos PMs sobre os motivos da abordagem violenta, a Ouvidoria da Polícia questiona o histórico oficial sobre o confronto e cita descumprimento de protocolos da corporação. No Boletim de Ocorrência (B.O.) apresentado pelos agentes, os PMs Thiago Roberto Esteves da Costa Torres, Elizei Ferreira de Lira e Lucas Chaves Mendes de Sousa teriam sido chamados por um motorista e seu ajudante, que denunciaram o roubo do veículo,  quando teve início a perseguição. Na versão dos policiais, os homens atiraram forçando o revide da tropa, que matou ambos. 

Os agentes fazem parte do 38º Batalhão da PM, localizado em São Mateus e, segundo informações da GloboNews, foram afastados da Força Tática e atuarão em policiamento comunitário durante a investigação. De acordo com o ouvidor da polícia, Benedito Mariano, “a ocorrência não levou em conta os conceitos do Método Giraldi sobre uso de arma de fogo, que são: necessidade, oportunidade, proporcionalidade e qualidade. É uma ocorrência gravíssima”.

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores