Sincretismo: pai de santo aos pés da Santa para agradecer

Dia 8 de dezembro é data para celebrar Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá

por Jameson Ramos dom, 08/12/2019 - 17:23
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Pai Januário subiu o Morro pela fé, em agradecimento a Nossa Senhora Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Para os católicos, 8 de dezembro é o dia de Nossa Senhora da Conceição. Para o povo de terreiro, a data é dia de Iemanjá. Devido ao sincretismo religioso, nas datas que celebram os santos católicos também se festejam os orixás de Umbanda. A explicação para isso é que na época da escravidão, como os negros vindo da África não podiam cultuar sua divindades, nem frequentar igrejas, arrumou-se uma forma para que as expressões religiosas negras fosse mantidas.

Com o surgimento da Umbanda no Brasil, Nossa Senhora da Conceição começou a representar Iemanjá. Observem o azul e branco da 'rainha do mar'. Corpo vivo desse sincretismo, Pai Januário subiu o Morro pela fé, em agradecimento a Nossa Senhora. "Eu tenho minha mãe Iemanjá e minha mãe Nossa Senhora da Conceição. Eu tenho muita fé, já alcancei várias coisas graças às duas e tenho certeza que vou alcançar muito mais", diz.

Para ele, mesmo com a união do sincretismo religioso, ainda falta muita coisa para o povo de terreiro ser respeitado. "Muita gente critica, mas as pessoas deveriam respeitar o direito do outro. Todos nós somos seres humanos, um pedaço de carne podre que deveria ter união, amor e perseverança", pontua Pai Januário.

Festa do Morro

Este domingo (8) é o último dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição, que acontece no Morro da Conceição, bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Já são 115 anos da festividades, que teve início em 1904, quando foi inaugurado o monumento. Assim começava uma tradição secular de romarias e pagamento de promessas. Desde então, a data se tornou feriado municipal. A imagem de 5,5 metros de altura com 1806 kg foi trazida da França por navio e representa Maria Santíssima, toda vestida de branco, envolvida em um manto azul.

COMENTÁRIOS dos leitores