PE: 8 policiais excluídos por homicídio e 10 por tráfico

De acordo com a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), 62 servidores e militares foram excluídos ou demitidos em 2019

por Jorge Cosme qui, 09/01/2020 - 14:37
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo No mesmo ano, 201 processos resultaram em absolvição Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

Processos na Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco resultaram em 62 desligamentos na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil em 2019. Entre os excluídos ou demitidos estão pessoas acusadas de tráfico, homicídio e facilitação de fuga de preso.

De acordo com a SDS, foram 38 exclusões, 12 demissões e 12 licenciamentos a bem da disciplina (modalidade de exclusão para praças) no ano anterior. Considerando apenas a Polícia Militar, foram 35 exclusões, 12 licenciamentos a bem da disciplina e duas demissões. No Corpo de Bombeiros, houve três exclusões. Já na Polícia Civil, ocorreram 10 demissões.

As causas mais frequentes de exclusão ou demissão de servidores e militares das operativas da SDS foram: peculato (11 casos), roubo (10), tráfico (10), homicídio (8), associação criminosa (3), facilitar fuga de preso (3) e valer-se do cargo para obter vantagem (3).

Entre as exclusões do último ano está a de um cabo da Polícia Militar acusado de matar um lojista após discussão em partida de dominó em um bar de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. Também foi excluído um soldado acusado de roubos e estupros e que foi preso portando uma arma de sua propriedade e com uma moto sem placa.

Ainda em 2019, a Corregedoria decidiu pela exclusão de um soldado acusado de furtar R$ 500 em espécie de uma casa que ele vistoriou. Um cabo foi desligado da corporação após ter sido alvo de operação da Polícia Civil, que encontrou 16 armas de fogo em sua casa.

Enquanto as demissões são oriundas de 38 processos, outros 201 resultaram em absolvição. Entre essas absolvições estão casos de policiais acusados de violência durante as abordagens. Um cabo do município de Aliança, Mata Norte de Pernambuco, foi absolvido em dezembro de 2019 após ser acusado de agredir as vítimas e fazer buscas domiciliares sem mandado judicial. Um sargento e um soldado também foram absolvidos por insuficiência de provas. Os dois eram acusados de praticar tortura, ameaça, extorsão e invasão de domicílio em Olinda, no Grande Recife.

Segundo a SDS, a Polícia Militar conta, atualmente, com cerca de 18 mil policiais na ativa. Até o fim deste mês, serão nomeados mais 511 soldados e 55 oficiais aprovados no último concurso público da corporação. Na Polícia Civil, são 5.577 servidores, o que aumentará com a chegada de mais 500 agentes em janeiro de 2020. No Corpo de Bombeiros, o efetivo é de 2.657 bombeiros.

COMENTÁRIOS dos leitores