Festival 'Verão sem Censura' começa hoje em SP

Evento terá mais de 45 atividades e produções culturais gratuitas, como teatro, filmes, exposições e shows alvos da censura no Brasil

por Alex Dinarte sex, 17/01/2020 - 16:52
Divulgação / Damasco Filmes A atriz Deborah Secco participa de uma conversa com o público na Praça das Artes Divulgação / Damasco Filmes

Mesmo com o momento atual marcado por episódios de repressão à cultura, a cidade de São Paulo abre espaço para o debate sobre a liberdade de expressão. Começa nesta sexta-feira (17), o festival "Verão sem Censura". O evento terá mais de 45 atividades e produções culturais gratuitas, como teatro, filmes, exposições e shows, que foram alvos da censura em determinados períodos da história das manifestações artísticas no Brasil.

Na abertura do evento haverá dois shows na Praça das Artes, no centro da capital paulista. A partir das 20h, o cantor e ex-integrante dos Titãs, Arnaldo Antunes apresenta seus grandes sucessos. O artista teve o clipe de "O Real Resiste" censurado na TV. Ainda na noite desta sexta-feira (17) às 22h30, o DJ Rennan da Penha traz para São Paulo o Baile da Gaiola, festa que reúne cerca de 10 mil pessoas por semana no Rio de Janeiro. O funkeiro, inocentado em primeira instância em uma acusação de associação ao tráfico de drogas, foi preso em março do ano passado após ter sido condenado na segunda esfera do julgamento. Posto em liberdade em novembro do ano passado após a decisão do Supremo Tribunal Federal, que anulou a prisão de condenados nesta categoria, Rennan é considerado símbolo da resistência à criminalização do funk.

Também na Praça das Artes, no próximo sábado (18), cinema, desfile e performance serão as atrações. A atriz Deborah Secco e a psicóloga Raquel Pacheco participam de uma conversa com o público, a partir das 21h30, antes da exibição do filme "Bruna Surfistinha" (2011). Na sequência, haverá desfile da marca de roupas Daspu e a performance "Desculpa Qualquer Coisa", com as Maravilhosas Corpo de Baile.

No próximo dia 29, a banda russa de punk rock Pussy Riot participa de um debate no Centro Cultural São Paulo (CCSP), no bairro do Paraíso, sobre o documentário "Act and Punishment", que conta a história do grupo. Já no dia 30, o conjunto se apresenta em um palco montado em frente ao CCSP. O grupo feminista é famoso por expor a posição contrária às políticas discriminatórias na Rússia. A cantora e ativista brasileira da causa negra e dos direitos da população LGBTQIA+, Linn da Quebrada, participa do show.

Até o final do mês, espaços culturais como Theatro Municipal, Centro Cultural Olido, Centro Cultural da Diversidade, Centro Cultural da Juventude, Biblioteca Mário de Andrade, entre outros, oferecerão a programação festival "Verão Sem Censura". A lista com todas as atrações está disponível no www.prefeitura.sp.gov.br.

COMENTÁRIOS dos leitores