Médicos da UPA farão protesto nesta terça (21), em Olinda

Ação é contra a redução do número de plantonista - o que pode resultar em mais tempo de espera dos pacientes e sobrecarga dos profissionais que continuarem

por Jameson Ramos seg, 20/01/2020 - 16:54
Google Maps A UPA Olinda é administrada pela Fundação Professor Martiniano Fernandes Google Maps

Os médicos que atendem à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Gregório Bezerra, localizada na Cidade Tabajara, em Olinda, realizam nesta terça-feira (21/01), a partir das 9h30, um protesto em frente ao complexo de saúde contra a ameaça de redução de quadro profissional que a direção da UPA tenta impor. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e tem o objetivo de informar à população sobre os danos e riscos desta decisão arbitrária para a sociedade.

A UPA Olinda é administrada pela Fundação Professor Martiniano Fernandes (IMIP Hospitalar), que ignora o grande volume de atendimentos e quer reduzir o número de plantonistas em 33%, o que resultará em mais tempo de espera para pacientes, causando mais riscos em casos de urgência, e sobrecarga de trabalho para a equipe.

Não bastando esse cenário, os médicos também acabam sendo forçados pelas circunstâncias a se ausentarem do plantão para realizar transferência de pacientes, já que o serviço não conta com esse profissional específico, sobrecarregando ainda mais o serviço. Tal medida acaba por ferir resoluções importantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).

De acordo com o secretário geral do Simepe, Tadeu Calheiros, toda a situação já foi denunciada ao Cremepe, à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e que a entidade também levou o caso ao Ministério Público Estadual (MPPE), em busca de soluções imediatas.

*Da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores