Ônibus: Frente pelo Transporte faz atos descentralizados

Na manhã desta segunda (20), o grupo participou de um protesto na BR-101 e na área Central do Recife. A movimentação não interrompe o trânsito

por Victor Gouveia seg, 20/01/2020 - 10:53
Júlio Gomes/LeiaJáImagens O ato tímido é realizado após o governador anunciar que a tarifa será congelada em 2020 Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Na manhã desta segunda-feira (20), um ato organizado pela Frente de Luta pelo Transporte Público critica a qualidade do sistema rodoviário do Grande Recife e a relação entre a Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE) e o Governo do Estado. Utilizando um mini trio elétrico estacionado em frente aos Correios, na Avenida Guararapes, no Centro do Recife, o grupo reivindica melhorias e cobra promessas do governador Paulo Câmara. O trânsito não foi bloqueado.

O coordenador da Frente, Pedro Joseph, explicou que este movimento não vai interromper a mobilidade e que o ato é o segundo de uma série de protestos descentralizados que vão ocorrer durante o mês de janeiro. Uma nova ação está programada para próxima sexta-feira (24). Mais cedo, o grupo participou do protesto na Vila dos Milagres, bairro do Ibura, no qual a BR-101 foi fechada e dois ônibus foram queimados.

Dentre as reinvindicações estão o retorno da meia passagem aos domingos, a exclusão dos anéis B e G para que seja adotada uma tarifa única, a suspensão da demissão dos cobradores que acarreta no acúmulo de função dos motoristas e o fim da validade na bilhetagem eletrônica. A frente formada por sindicatos e movimentos sociais também denúncia a falta de transparência do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Urbana-PE) e sua relação do o Governo do Estado.

LeiaJá também:



--> Não haverá reajuste da passagem em 2020, diz Paulo Câmara

---> Passagem do metrô aumenta para R$ 3,70 neste domingo (5)

--> Governo rejeita proposta de aumentar passagem para R$ 3,90

COMENTÁRIOS dos leitores