PE:sindicato promove ato contra privatização dos Correios

Com a ameaça de privatização para 2021, o grupo acredita que a iniciativa privada vai precarizar o serviço de entregas

por Victor Gouveia qui, 30/01/2020 - 09:16
Arthur Souza/LeiaJáImagens Arthur Souza/LeiaJáImagens

Na manhã desta quinta-feira (30), o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (SINTECT) promove um ato contra a privatização do serviço de entregas, que sofre pressão para ser vendido em 2021. Desde às 8h, o grupo distribui panfletos em frente à sede da entidade, na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.

Para o sindicato, a privatização resultará no encarecimento do serviço com perda de qualidade. Os representantes projetam a demissão de cerca de 40 mil funcionários e apontam que a iniciativa privada não vai investir na expansão do número de agências, nem atender as localizadas longe das grandes metrópoles.

“O setor privado tá dizendo que com metade dos funcionários fará o serviço dos Correios, mas não faz. Porque, o carteiro vai entregar nos locais mais longínquos que houver no Brasil”, pontua o diretor do SINTECT Roberto Alexandre ao citar cidades como Petrolina e Exu, no Sertão Pernambucano. “Eles vão querer só o 'filé', só o que dá lucro nas grandes capitais”, complementa.

O diretor reafirma que o ato ocorre simultaneamente em diversas capitais e que o próximo passo é realizar uma audiência pública contra a privatização. O grupo promete prosseguir com o até o meio-dia. “O que nós queremos é os Correios público e de qualidade”, finalizou.

COMENTÁRIOS dos leitores