Jovem quer cortar o cabelo depois de ser espancado pela PM

Adolescente levou murros e chutes durante uma abordagem policial na Bahia por conta de seu 'black power'

por Jameson Ramos ter, 04/02/2020 - 19:43
Montagem/Reprodução PM foi afastado de suas funções Montagem/Reprodução

Depois de ser espancado por um policial por conta de seu cabelo black power, o adolescente negro, de 16 anos, diz estar com medo de sair de casa e sofrer um novo caso de racismo, por isso, o jovem diz estar pensando em cortar o cabelo. Além disso, o adolescente aponta que se sente ameaçado e teme que o policial possa agredi-lo novamente. 

Assumindo o seu 'black' há um ano, o jovem diz que essa foi a primeira vez que foi discriminado por conta do cabelo. "Você pra mim é um ladrão. Você é vagabundo. Essa desgraça desse cabelo. Tire aí, vá. Essa desgraça aqui. Você é o quê? Você é trabalhador é, viado?". Essas são as palavras ditas pelo PM que ecoam na cabeça da vítima. 

O crime contra o adolescente aconteceu no último domingo (2), depois da Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, na Bahia. Ao Correio, o rapaz conta que antes de ser abordado pelo policial tinha levado uma amiga e a sua namorada no ponto de ônibus. "Parei para conversar com um colega que tava de carro. Foi quando a viatura veio e fez a abordagem", lembra.

O policial agressor já foi identificado, afastado e o vídeo da agressão está sendo analisado pela Polícia Militar da Bahia. Por meio de nota, a assessoria da Polícia Militar informou que a corporação "não preconiza com a violência e rechaça todo e qualquer tipo de conduta violenta".

COMENTÁRIOS dos leitores