EUA oferece US$ 100 mi a China e outros países

O valor seria para ajudar no combate ao coronavírus

sex, 07/02/2020 - 20:45
KEVIN LAMARQUE (Arquivo) O secretário de Estado americano, Mike Pompeo KEVIN LAMARQUE

Os Estados Unidos vão oferecer até 100 milhões de dólares à China e a outros países no combate à epidemia do novo coronavírus, disse nesta sexta-feira (7) o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

Washington "está preparado para gastar até 100 milhões de dólares dos fundos existentes para ajudar a China e outros países afetados, tanto diretamente como através de organizações multilaterais, para conter e combater o novo coronavírus" , escreveu o chefe da diplomacia americana em um comunicado de imprensa.

"Este compromisso, juntamente com centenas de milhões [de dólares] generosamente doados pelo setor privado americano, demonstra a forte liderança dos Estados Unidos em resposta à epidemia", acrescentou Pompeo, crítico habitual de Pequim em temas de direitos humanos.

O Secretário de Estado lembrou que seu país havia "facilitado o transporte de aproximadamente 16 toneladas de equipamentos médicos doados ao povo chinês, incluindo máscaras, uniformes e gases". "Um testemunho da generosidade do povo americano", disse.

O presidente Donald Trump havia afirmado mais cedo que a China estava fazendo um "trabalho muito profissional" na luta contra a epidemia, que infectou mais de 30.000 pessoas na China continental. Delas, 636 morreram, segundo o último informe oficial.

COMENTÁRIOS dos leitores