Trote solidário incentiva a doação de sangue em Belém

UNAMA - Universidade da Amazônia realiza ação para acolher e conscientizar calouros e veteranos. Meta é coletar 160 bolsas de sangue em dois dias.

qui, 20/02/2020 - 12:02

Embed:

A Unama - Universidade da Amazônia, em parceria com a Fundação Hemopa, realizou, nos dias 19 e 20, de 9 às 16 horas, no Bloco F do campus Alcindo cacela, em Belém, o Trote Solidário com o tema “Neste carnaval ganhe nota 10”. O intuito é acolher os calouros e veteranos e estimular a doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea.

A coordenadora do curso de Enfermagem da UNAMA, Halessa Pimentel, pensou no Trote Solidário como uma forma de reforçar a importância da doação de sangue. Com a parceira do Hemopa pelo o segundo ano consecutivo, a UNAMA oferece atendimento para alunos, colaboradores e docentes. “Em especial, pensamos em sensibilizar os acadêmicos da área de saúde na responsabilidade e importância de salvar vidas”, afirmou. 

“O curso tem como base a empatia, se colocar no lugar do outro e pensar no que o próximo precisa. Com a oportunidade de ajudar aumentar o estoque do Hemopa, que é baixo na época de carnaval, doar sangue deixa de ser um ato de amor, e vira um ato de cidadania”, disse Laura Menezes, 19, acadêmica de Enfermagem e doadora regular de sangue. 

Lilian Bouth, assistente social do Hemopa, afirma que muitos pacientes das instituições de saúde da cidade, como os hospitais oncológicos, precisam de transfusões. “Muitos deles dependem dos doadores para realizar o tratamento. Então, se o indivíduo corresponde aos requisitos básicos é importante que faça a doação”, declarou.

Para doar sangue é preciso atender a pré-requisitos: estar em boas condições de saúde; pesar mais de 50 kgs; ter idade entre 16 e 69 (jovens com 16 e 17 anos devem comparecer com o responsável legal e documento de identidade original); estar alimentado; não ter usado drogas; não estar grávida ou em período de menstruação; não ter se submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses; não ter tido dengue há mais de um mês; não ter tido gripe ou febre há menos de sete dias; não ter tido hepatite após 10 anos de idade; não ter estado em área endêmica de malária há menos de um mês; não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.

Também são requisitos que os doadores não tenham sido expostos ao vírus HIV ou passado por situação de risco para infecções sexualmente transmissíveis. Outras condições que podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.

Os critérios para cadastro medula óssea são outros: ter de 18 a 55 anos; não ter tido nenhum tipo de doença oncológica; estar em bom estado geral de saúde; não apresentar doenças hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso. 

 “Comecei a doar sangue somente quando iniciei o trabalho na Fundação Hemopa. Como várias pessoas sempre achei que doar sangue doía, pensava no tamanho da agulha, mas são apenas mitos envolvendo o ato. É importante explicar que faz bem para o doador e para o receptor”, afirma Lilian Bouth.

Para Roberta Moreira, técnica em Enfermagem, doar sangue e medula óssea sempre foi um sonho. “Hoje, no dia do meu aniversário, resolvi dar o presente de realizar a doação e estou muito feliz”, disse. “O procedimento é simples e rápido, não dói nada, pretendo fazer mais vezes e dar continuidade participando de campanhas quando tiver.”

Por Amanda Martins.

COMENTÁRIOS dos leitores