Pernambucana com suspeita do coronavírus passa por exames

Ela veio de um voo da Itália e, os demais passageiros também serão monitorados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco

por Victor Gouveia qua, 26/02/2020 - 09:55
Pixabay Com este caso, cinco pacientes estão sendo monitorados no Brasil Pixabay

Desde que desembarcou no Recife, nessa terça-feira (25), a paciente com suspeita do novo coronavírus segue em isolamento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), na área Central da capital. A pernambucana, de 51 anos, retornou do norte da Itália e seguiu do aeroporto direto para a unidade de referência. O país europeu já registrou 11 mortes decorrentes da doença. 

Apresentando febre, dor de garganta e cansaço, a paciente foi isolada e realiza exames para confirmar a suspeita. "São sintomas muito simples e qualquer tipo de vírus pode causar sintomas como esse. Porém, como ela veio de uma área considerada de risco de transmissão, a gente considerou como caso suspeito", explicou o chefe do serviço de infectologia do Huoc Demetrius Montenegro.

Como há a possibilidade de tratar-se do vírus H1N1, ela segue tomando medicação para os sintomas no Huoc, até o resultado dos exames. "Ela se enquadra como um caso suspeito. No Brasil já tivemos 55 casos suspeitos que foram descartados. Atualmente, temos cinco casos suspeitos em investigação", avaliou o secretário de Saúde de Pernambuco André Longo.

Os passageiros e tripulantes do mesmo voo foram cadastrados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES). Eles serão monitorados e comunicados, caso o quadro clínico evolua.

COMENTÁRIOS dos leitores