Protesto no Recife pede máscaras e álcool em gel à empresa

Funcionários exigem melhores condições de trabalho durante o período de quarenta do novo coronavírus

por Waleska Andrade qui, 19/03/2020 - 14:20

Nesta quinta-feira (19), alguns funcionários e colaboradores da empresa Liq (antiga Contax), realizaram uma manifestação em frente ao prédio da empresa no Recife. Eles pediam melhores condições de trabalho durante o período de quarenta do novo Coronavírus.

O protesto, realizado pelos operadores de caixa, queria que as medidas de segurança passadas pela empresa para o período de quarenta fossem realizadas. Nos relatos, os funcionários informaram que estão levando álcool em gel de casa, assim como máscaras, pois as fornecidas pela empresa no início da semana não foram suficientes e não estão sendo entregues diariamente por ser descartáveis.

Segundo a operadora de telemarketing Bárbara Mesquita, já houve relatos de casos confirmados do vírus na empresa, mas nenhuma medida foi adotada para proteger outros colaboradores que tiveram contato com o colega contaminado. “Somos cerca de mil pessoas na operação, em um ambiente fechado, estamos tentando um acordo com os gestores, mas sequer fomos ouvidos” afirmou.

Ainda de acordo com a ela, a solicitação do grupo é que sejam distribuídas máscaras diariamente a cada funcionário na entrada e a realização de uma escala com 50% dos funcionários, por dia, com as baias intercaladas, já que eles ficam lado a lado no ambiente de trabalho. Além disso, eles pedem que não haja desconto na folha de pagamento e a liberação das pessoas doentes que estão trabalhando. “Existe muitas pessoas gripadas, que não sabemos se é só uma gripe porque não foram testadas, estamos preocupados por trabalhar em um ambiente fechado com muitos doentes”, disse.

De acordo com Bárbara, panfletos de instruções foram distribuídos apenas hoje na empresa. “Quando a gente entra tem uma placa na catraca para não encostar, não tem como; as escadas (rolantes) estão quebradas e só tem o elevador para gente subir, o que dificulta muito mais, pelo confinamento, estamos com medo”.

Alguns dos colaboradores que participaram da manifestação relataram que houve ameaças por parte da organização da empresa, alertando que haveriam advertências e suspensões e que algumas folgas foram dadas apenas aos funcionários que não participaram do protesto, se eles tiverem horas positivas no sistema de ponto. Também informaram que os seguranças jogaram spray de pimenta nos manifestantes e uma funcionária que está grávida acabou passando mal, tendo que ser encaminhada para atendimento médico.

Ainda segundo eles, estão circulando mensagens em grupos do Whatsapp da empresa, de colegas de trabalho informando que estão sob suspeita do vírus e de atestados médicos, mas que nenhuma medida de contenção foi tomada pela direção.

A empresa Liq emitiu a seguinte nota:

"A Liq, ciente da gravidade do tema e preocupada com a saúde e integridade de seus colaboradores, conseguiu, mesmo com a enorme procura e demanda por álcool gel em todo o Brasil, adquirir um lote do produto que suprirá e atenderá seus profissionais durante este período de pandemia global do CODID-19. O produto já foi comprado e chegará a todas as unidades até sexta-feira, 20/03.

Além disso, a empresa aumentou seu quadro de colaboradores responsáveis pela limpeza e está intensificando a higienização de todos os espaços. Adicionalmente, está comunicando internamente todas as melhores práticas, como lavar as mãos e demais procedimentos indispensáveis na prevenção da contaminação".

COMENTÁRIOS dos leitores