Pernambuco chega a 46 casos da covid-19

Coletiva de imprensa realizada pelo governo estadual nesta quarta (25) reforçou a importância das medidas de restrição social, na contramão do que defendeu o presidente

por Marília Parente qua, 25/03/2020 - 18:51
Reprodução/Facebook Coletiva de imprensa do governo estadual reforçou a importância das medidas de restrição social Reprodução/Facebook

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta (25), o Governo de Pernambuco anunciou que mais quatro pessoas testaram positivo para a covid-19 no estado. Assim, o estado agora possui 46 casos confirmados da doença, distribuídos em seis municípios, com 10 pacientes internados e outros 35 em isolamento familiar.

Jailson Correia e André Longo, respectivamente secretários de Saúde do Recife e de Pernambuco, lamentaram a morte de um morador do bairro de Areias, na zona oeste da capital, aos 85 anos, primeiro óbito por coronavírus confirmado no estado. “Fazemos também a investigação sobre se há familiares desse senhor que tenham sintomas. Essas pessoas estão sendo monitoradas pelo período de 14 dias”, informou Jailson Correia.

O tom da coletiva foi de reforço da orientação de isolamento social como melhor prevenção à disseminação do coronavírus, alfinetando o pronunciamento feito em rede nacional na noite da última terça (24) pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse que as medidas restritivas só deveriam valer para os idosos. “Precisamos reafirmar que este óbito reforça o que estamos dizendo todos os dias. É muito importante que se fique em casa e se obedeça a orientação das autoridades sanitárias. Acreditem na gravidade da situação e sigam nossas orientações. Ficar em casa significa salvar vidas”, colocou André Longo.

Ele ainda comentou que o pronunciamento de Bolsonaro foi “estarrecedor” e um “desserviço” no combate ao novo coronavírus. “Discordamos frontalmente. Ninguém está satisfeito com a situação que nós estamos vivendo, mas no primeiro momento as medidas sanitárias precisam ser adotadas para que a gente possa, depois, ter segurança e voltar à normalidade, mas isso não pode ser feito sem base científica. Senão a gente vai arriscar a vida das pessoas”, colocou.

Jaison Correia também se pronunciou sobre as falas do presidente. “Recebemos com perplexidade e indignação. Ora, as crianças, é fato, adoecem menos e têm menos sintomas clínicos graves, mas elas estão juntas ali por muito e tempo e, por isso, as escolas são ambientes em que o vírus pode circulam com facilidade”, concluiu o secretário.

Caso do Hospital Maria Lucinda

Circula na internet um boletim de ocorrência que supostamente registra um óbito por coronavírus, no dia 23 de março, de um paciente do Hospital Maria Lucinda, no bairro do Parnamirim, zona norte do Recife. André Longo informou que o testes do paciente foram positivos para influenza do tipo A.

“Nossa política é a de fazer testagem laboratorial em todos os casos de síndrome respiratória aguda grave. Eventualmente, o médico que está atendendo àquela situação poderá até desconfiar da possibilidade da covid-19, mas a gente recomenda que seja colocado (no atestado de óbito) como síndrome respiratória grave em investigação e não colocar logo o diagnóstico, seja de covid-19 ou influenza”, acrescentou o secretário.

COMENTÁRIOS dos leitores