Rio transborda e Serra Talhada, no Sertão, é inundada

Prefeitura decretou Estado de Calamidade Pública no município

qui, 26/03/2020 - 14:10

A Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, decretou Estado de Calamidade Pública no município nesta quinta-feira (26). As fortes chuvas na região fizeram com que o Rio Pajeú transbordasse, inundando parte da cidade. 

De acordo com a Defesa Civil municipal, o nível do rio tem sido monitorado. O nível já baixou em algumas cidades da região, mas pode voltar a subir, pois as barragens do médio Pajeú continuam transbordando. 

Ainda não há informações oficiais de quantas famílias estão desabrigadas nem o prejuízo. Os desabrigados estão sendo levados para abrigos improvisados em escolas do município, que estão com aulas suspensas por causa do novo coronavírus. A cidade tem três casos em investigação da Covid-19 e dois casos descartados.

O Corpo de Bombeiros está utilizando embarcações para alcançar a população que ficou ilhada. Segundo a Secretaria de Infraestrutura do Estado de Pernambuco (Seinfra), 15 barragens atingiram a cota máxima e passaram a verter. Desse total, 11 estão localizadas no Sertão e quatro no Agreste. Na última quarta-feira (25), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuva forte para o Sertão e Agreste.

COMENTÁRIOS dos leitores