Governo de PE se diz empenhado em ampliar leitos

Secretário de Saúde do Estado pede esforço dos prefeitos para implementar novos leitos nas cidades com mais de 100 mil habitantes 

por Jameson Ramos qua, 01/04/2020 - 19:18
Divulgação Divulgação

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, confirmou que o Estado está ampliando as unidades de saúde para combater o novo coronavírus, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (1º). A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (Upae), de Petrolina, no Sertão de PE, abriu hoje (1º) 10 leitos dedicados à pacientes com quadros suspeitos ou confirmados.

Ao longo da próxima semana, segundo a Secretária de Saúde, a unidade vai abrir paulatinamente novos leitos até totalizar 100 vagas, das quais 20 serão Unidades de Terapia Intensiva (UTI). "Em nosso plano de expansão, outras Upaes serão transformadas em unidades dedicadas para o combate a covid-19", salienta André Longo.

Um hospital de campanha também deve ser instalado em Serra Talhada, Sertão pernambucano. A previsão é de que a estrutura comece a funcionar até o final do mês de abril, na área do estacionamento do Hospital Professor Agamenon Magalhães, gerido pelo governo estadual. 

"Será de grande ajuda ao Estado que outros grandes municípios, principalmente aqueles com mais de 100 mil habitantes, que sigam o exemplo e disponibilizem leitos  intermediários ou de terapia intensiva para ajudar no esforço que o governo do estado está fazendo para ampliar a nossa capacidade de enfrentamento ao covid-19", reforça o secretário saúde de Pernambuco. André Longo aproveitou a coletiva paga reforçar que o governo quer que as pessoas se conscientizem da necessidade do isolamento social para que os números atuais não aumentem exponencialmente.

De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta, dos 8 novos casos confirmados, 4 são do sexo masculino, com idades entre 45 e 74 anos; e 4 do sexo feminino, na faixa etária entre 28 e 87 anos. Dos pacientes, 7 são residentes do Recife e 1 de Aliança, na Zona da Mata do Estado.

Até agora, os 95 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Goiana e Aliança), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

 

COMENTÁRIOS dos leitores