Quarentena: saiba como não exagerar na alimentação

Em tempos de isolamento social, é essencial aproveitar o cotidiano de forma saudável e sem culpa

por Paulo Uchôa qui, 02/04/2020 - 14:29
Pixabay Comer de todo jeito não é uma maneira correta para saciar o desejo de meter literalmente o pé na jaca Pixabay

Ficar em casa continua sendo a melhor forma para evitar a propagação do novo coronavírus. Em tempos de pandemia, o isolamento social passou a brotar atividades que ninguém jamais acharia que um dia teria a chance de realizar. Uma das ações que está acontencendo em diversos lares são as aventuras gastronômicas. 

Na cozinha, as pessoas estão se arriscando na elaboração de receitas bastante suculentas. Mas antes de se jogar literalmente no universo de sabores, vale lembrar que seguir os passos de uma alimentação correta deve ter uma atenção redobrada. Comer de todo jeito não é uma maneira correta para saciar o desejo de meter literalmente o pé na jaca. 

De acordo com Fernanda Mossumez, ingerir qualquer tipo de alimento é um risco à sáude. Para a médica nutróloga, "o isolamento social limita não só a possibilidade de fazermos exercícios, mas também as atividades diárias de ir e vir, o que, certamente, interfere no peso". Ela alerta também que a imunidade pode ser afetada com o hábito da alimentação irregular durante a quarentena.

Outro detalhe importante que merece ser debatido é a dieta por conta própria. Buscar meios para emagrecer não deve ser adotada sem a orientação de um especialista. Fernanda alerta que "é preciso se alimentar corretamente, manter a hidratação e praticar exercícios físicos, mesmo que dentro de casa". 

Doces, por exemplo, devem ser consumidos em pequenas quantidades, já que a dispensa oferece opções práticas para quem não deseja perder tempo na cozinha. Segundo Fernanda, investir em frutas frescas e chás, além de muita água, viabiliza um cotidiano saudável e sem culpa.

COMENTÁRIOS dos leitores