Mulher de 51 anos é a décima a morrer de Covid-19 em PE

Em 24 horas, Pernambuco confirmou 30 novos casos da doença

por Jorge Cosme sex, 03/04/2020 - 13:48
Michael Schwenk Paciente era fumante e já havia procurado unidades de saúde por problemas respiratórios Michael Schwenk

Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (3), a décima morte pelo novo coronavírus no estado. Trata-se de uma mulher de 51 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ela era fumante e já tinha procurado unidades de saúde por problemas respiratórios.

A paciente foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipojuca em 31 de março. Ela chegou a ser entubada, mas não resistiu.

Nas últimas 24 horas, também foram confirmados mais 30 casos da Covid-19. Com isso, Pernambuco tem 136 casos confirmados. O número expressivo de confirmações em um dia se deve, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), à ampliação em 120% das testagens na rede pública. 

A secretaria destaca também que laboratórios privados que realizam a testagem, tanto de casos leves quanto de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srag), voltaram a ter capacidade de testagem e passaram a informar sobre os resultados. Nesses casos, o Lacen-PE analisa a metodologia e protocolos utilizados e, estando em conformidade com as normas técnicas, passa a validar os resultados.

Dos 30 novos confirmados, 17 são do sexo masculino e 13 do feminino, com idade entre 18 e 93 anos, além de um bebê de um mês. A criança, do sexo masculino, apresentou sintomas de gripe e foi levada ao Imip, no Recife, na última segunda-feira (30). Ela foi encaminhada nesta manhã ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) e apresenta bom estado de saúde. A mãe do menino não apresenta sintomas e o pai está em isolamento domiciliar. 

Os casos em Pernambuco estão distribuídos por 14 municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança e Goiana, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros estados e países. No momento, 45 pacientes estão internados, sendo 19 em UTI/UCI e 26 em leitos de isolamento. Outros 64 estão em isolamento domiciliar e 17 já se recuperaram da doença.

COMENTÁRIOS dos leitores