Bancários pedem apoio da PM para organizar filas

Agências continuam com grande fluxo de pessoas

por Jorge Cosme ter, 07/04/2020 - 14:17
Arthur Souza/LeiaJáImagens Agência bancária em Jaboatão dos Guararapes na segunda-feira (6) Arthur Souza/LeiaJáImagens

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco solicitou oficialmente o apoio das guardas municipais e da Polícia Militar (PM) para organizar as filas na área externa das agências bancárias. O objetivo, segundo a categoria, é garantir a viabilidade e segurança para o cumprimento das novas regras para o funcionamento de estabelecimentos bancários, conforme estabelecido em decreto.

Na avaliação do sindicato, a responsabilidade pela organização das filas não poderá ser imputada aos bancários. Até esta terça-feira (7), foram enviados ofícios ao Governo do Estado de Pernambuco, Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e prefeituras dos municípios de Recife, Abreu e Lima, Igarassu, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Paulista. 

Segundo o decreto estadual, os bancos devem organizar as filas nas áreas externas, observando a distância de pelo menos um metro entre os clientes, devendo utilizar sinalização disciplinadora. O sindicato diz que, embora a sinalização já tenha sido adotada, as agências continuam superlotadas e com filas desordenadas. “O Sindicato chegou a receber relatos de agressões contra bancários que assumiram a função de tentar organizar a população e, por isso, considera necessária a presença de autoridades policiais, diz em nota.

COMENTÁRIOS dos leitores