Isolamento e home office afetam a vida e a rotina das mães

Durante o isolamento social, mulheres precisam lidar com a rotina de trabalho ao mesmo tempo em que cuidam dos filhos e do lar

por Alfredo Carvalho qui, 09/04/2020 - 15:19
Arquivo Pessoal A empresária Sandra Turchi concilia os cuidados com o filho, Lucca Memoli, e o trabalho Arquivo Pessoal

Para impedir a disseminação do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou a população a ficar em casa, o que obrigou muitos trabalhadores a mudarem suas rotinas. Nessa nova realidade, muitas profissionais que também são mães tiveram de se adaptar ao home office, dispensar as babás ou domésticas e conciliar as tarefas do emprego com o cuidado dos filhos e da casa.

Antes da pandemia, o horário de trabalho da personal trainer, Daphine Santana, 34 anos, era o mesmo em que o pequeno Lorenzo Cruz, 3 anos, estava na escola. "Eu tinha o restante do dia para cuidar do meu filho, que é autista. Agora, tento planejar minhas aulas um dia antes, no período em que ele está dormindo", diz ela que, para tentar adaptar o menino à nova rotina, optou por seguir os horários com os quais ele estava acostumado. "O almoço, por exemplo, ofereço no mesmo horário que seria o da escola e com o mesmo cardápio", complementa.

Daphine Santana e o filho Lorenzo | Foto: Arquivo Pessoal

O isolamento social não altera apenas o cotidiano das mães, os filhos também precisam se adequar ao ensino online, por exemplo. É o caso da empresaria Sandra Turchi, mãe de Lucca Memoli, 9 anos. Além do home office, ela precisa prestar suporte ao filho, acessar as aulas e compreender os conteúdos para dar-lhe auxílio. "Minha mãe mora conosco e me ajuda bastante. Também temos um cachorro que o distrai, além dos jogos online e dos vídeos do YouTube", conta.

Já a vendedora de softwares, Nathalia Soares, 33 anos, mãe de Mariah Soares, 1 ano, conta que dispensou a babá durante o período de quarentena, e que o marido também está de home office, o que dificulta conciliar os horários de trabalho, as tarefas domésticas e os cuidados com a filha. "A pequena está na fase de querer atenção, e por conta disso, precisei organizar melhor as reuniões para sempre ter tempo de brincar com ela. Durante o dia, ela dorme por uma hora. Quando isso acontece, aproveito para dar um 'gás' na casa, comida e nas roupas", conta.

Nathalia Soares é mãe da pequena Mariah | Foto: Arquivo Pessoal

Para distrair a filha, Nathalia tem sido criativa e coloca Mariah para interagir com as tarefas domésticas. "Dou as roupas sujas para ela colocar na máquina, e quando estou cozinhando dou uma panela para ela brincar", diz a vendedora, que encontra felicidade mesmo diante de tantas obrigações. "O lado bom de tudo isso é que todos dias estamos almoçando juntos", finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores