Profissionais de saúde de PE serão testados para Covid

Testagem será feita nos trabalhadores da área que apresentarem sintomas gripais

por Paula Brasileiro sab, 25/04/2020 - 17:55

Em meio à pandemia do coronavírus, Pernambuco instalou dois centros avançados para testar seus profissionais de saúde. Devem ser testados aqueles trabalhadores que apresentem sinais gripais bem como seus familiares que, porventura, tiveram contato direto com eles. Até o momento, foram confirmados 1.433 casos de Covid entre a classe e 968 foram descartados. O Estado é o primeiro no país a implementar esse tipo de protocolo. 

O Governo de Pernambuco, por meio das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Administração (SAD), abriu dois centros avançados de testagem para profissionais de saúde, da segurança e seus familiares (que tenham contato domiciliar com o trabalhador) que estejam apresentando sintomas gripais. As unidades funcionam todos os dias (inclusive aos sábados e domingos) das 8h às 17h no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), instituição vinculada à SAD que funciona na Boa Vista, área central do Recife, e no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE), em  Olinda.

Os centros realizarão a coleta de amostras, nos casos dos profissionais, preferencialmente até o 7º dia do início dos sintomas gripais, podendo ser realizado até o 10º dia se ainda estiver sintomático.  Cada unidade terá a capacidade de realizar, inicialmente até 60 coletas por dia. No local, atuarão técnicos de enfermagem, profissionais administrativos, limpeza e segurança, além de sanitarista que gerenciará cada serviço. O quantitativo de testes diários poderá aumentar de acordo com a demanda.

Para se submeter à testagem, o profissional de Saúde ou Segurança precisa agendar o atendimento pelo e-mail  coletacefospe@gmail.com, para a unidade Cefospe; e coletacecon@gmail.com, para unidade Cecon.  É preciso anexar ao pedido solicitação escrita da chefia imediata da unidade onde o trabalhador atua. O mesmo protocolo serve para os familiares do profissional. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores