Atividade ocupacional melhora rotina do idoso em casa

Especialista da UNAMA - Universidade da Amazônia indica estímulos com jogos de memória, raciocínio, leitura e escuta

sex, 08/05/2020 - 17:27

O distanciamento social pode trazer desafios para qualquer idade, principalmente o de manter-se ativo em casa. Aos idosos – grupo mais vulnerável às complicações pelo novo coronavírus – a ajuda pode vir por meio de estímulos ocupacionais. Dependendo do grau de dificuldade, são indicados aplicativos digitais, jogos de memória, além de atividades de raciocínio lógico.

Para a gestora da Clínica-Escola de Terapia Ocupacional (TO) da UNAMA – Universidade da Amazônia, Sabrina Queiroz, essas técnicas são eficazes e foram indicadas aos pacientes que estão longe do tratamento da universidade, por exemplo. “Essas atividades colaboram para a saúde mental dos idosos, além de serem importantes para estimular os aspectos percepto-cognitivos, como memória, raciocínio e percepção. Esses exercícios colaboram para que o idoso tenha mais autonomia nas suas atividades diárias. À medida que vão sendo aplicados – com níveis mais difíceis – possibilitarão melhores habilidades em casa”, afirma a professora.

A Clínica de TO da UNAMA oferece, anualmente, mais de dois mil atendimentos. A maioria dos assistidos são idosos dos 60 aos 80 anos. Entre os pacientes, estão os de quadro clínico de Alzheimer, demência senil, doenças osteomusculares – como tendinite e bursite –, além de problemas articulares, como artrite e artrose.

Na lista de atividades, Sabrina indica tarefas do cotidiano. “Esses idosos, independentemente dos acometimentos que envolvem a saúde, devem ser inclusos nos afazeres familiares. A rotina pode iniciar com exercícios de treino global, como um alongamento. Vale montar atividades criativas, como pinturas e escritas, e trabalhar com eles cortes finos de frutas e verduras ou treinos de associações de objetos por cores ou padrões”, reforçou.

Estar em isolamento não significa estar parado. Mas é importante lembrar que a dinâmica com as pessoas da terceira idade precisa ser individualizada, respeitando as limitações. Em alguns casos, eles necessitam de supervisão.

A especialista Sabrina Queroz elenca outras dicas de bem-estar para os idosos em casa:

- Montar um cronograma com a rotina desse idoso, com horários de alimentação, lazer, higiene, entre outros;

- Criar o hábito de ler em família ou acompanhá-los em leituras em geral;

- Dispor-se a escutá-los;  

- Integrá-los em lives ou em acesso remoto em família;

- Assistir a filmes e séries;

- Jogos de tabuleiros, cartas, memorização. Vale ainda o download de jogos no celular, principalmente os que treinam concentração e raciocínio lógico.

Por Rayanne Bulhões/Ascom UNAMA.

 

COMENTÁRIOS dos leitores