Pastor é criticado após receita falsa contra a Covid-19

Após a repercussão negativa, ele retirou o vídeo das redes sociais

por Victor Gouveia sex, 08/05/2020 - 08:16

Um pastor evangélico de Praia Grande, no Litoral de São Paulo, divulgou um vídeo polêmico repassando uma forma inválida de evitar o novo coronavírus. Sem qualquer embasamento científico, o religioso ensina que misturar meio limão, meio copo de água morna, uma colher de bicarbonato de sódio e fazer gargarejo diariamente é um método eficaz de se imunizar contra a infecção.

As imagens foram gravadas pelo próprio pastor Waldeir de Oliveira, que integra a igreja Assembleia de Deus Ministério da Missão, no bairro de Samambaia. Ele alega que a "receita inédita" foi repassada de um judeu para seu irmão, que mora há 40 anos nos Estados Unidos. "Você vai fazer gargarejo antes de dormir todos os dias, e você não vai pegar o coronavírus, porque ele fica quatro dias alojado na garganta", afirma.

Embora não determine que a mistura seja a cura ou desestimule o uso de máscara e álcool gel, o religioso apresentou dados falsos para tentar legitimar a receita. "Os judeus mandaram essa receita para todo cidadão de Israel. Lá o coronavírus não está reagindo [...] e não se propagou", garante. Porém, o país já tem cerca de 16.400 contaminados e 240 óbitos decorrentes da Covid-19.

Após a repercussão negativa, o pastor Waldeir apagou o conteúdo das redes sociais. Ele garante que deu apenas uma dica para aumentar a imunidade e destacou ao G1: "só era para ter higiene bucal e não efeito de remédio".

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores