Dia das Mães na pandemia reforça laços de amor a distância

Com a ajuda da tecnologia, comemorações serão por chamadas de vídeo. Famílias ressignificam a tradicional data e celebram a saúde.

por Brenna Pardal sab, 09/05/2020 - 12:50

Conhecida como uma das datas mais importantes do calendário brasileiro, o Dia das Mães, neste domingo (10), será comemorado de uma maneira diferente. Com a pandemia do novo coronavírus, vieram transformações de hábitos, comportamentos e comemorações.

Em belém, boa parte dos filhos vai passar o dia longe das mães, já que o isolamento social é a forma mais eficaz de prevenção ao vírus. Uns meses atrás, amar era estar perto, próximo. Hoje, a pandemia ressignifica esse ato. Estar longe, não visitar e não abraçar se tornaram prova de amor.

Apesar da distância, a tecnologia ajuda a fazer com que essa data seja especial. A videochamada já se tornou um hábito para algumas famílias.

A empreendedora Larissa Matos está há 23 dias sem ver a mãe e disse que a tecnologia tem ajudado bastante a amenizar a saudade. “Fico triste por estar longe, isolada, sem poder abraçar beijar ou presenteá-la, mas ao mesmo tempo sou grata por minha mãe estar com saúde e tendo responsabilidade em manter o isolamento”, disse.

Socorro Barbosa, que faz parte do grupo de risco, explicou que está há mais de 40 dias em isolamento social e que sente muita falta dos carinhos e da companhia das pessoas que ama. “É difícil devido à dificuldade dessa doença, já que nunca passamos o Dia das Mães separadas”, ressaltou.  

Há também mães e filhos que terão o privilégio de poder passar essa data presencialmente, já que estão desde o início do isolamento juntos.

Segundo a bacharel em Direito Carolina Vilhena, passar essa data junto com a mãe é um privilégio, ainda mais sabendo que estão todos com saúde. “A quarentena tem seu lado bom, nos faz valorizar mais aqueles que estão conosco sempre”, explicou.

“A única coisa que mudou é que todo ano passávamos este dia todos reunidos na casa da minha tia, irmã da minha mãe. Só. Hoje vamos passar só nós duas, com saúde e felizes”, disse Carolina, explicando que essa será a única mudança da comemoração do Dia das Mães.

Maria de Nazaré Vilhena, mãe da Carol, diz ser muito grata a Deus por estar junto de sua filha, o que é maravilhoso para ela, mas lamenta a ausência do filho mais novo, que não vai estar presente. “Só tenho a agradecer a Deus. Sou muito feliz porque meus filhos estão bem”, finalizou.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores