Número de mortes pela covid-19 no Pará salta para 1.145

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, governo do Estado estende até 24 de maio o lockdown em Belém e mais dez municípios

por Antônio Carlos sex, 15/05/2020 - 18:40

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou boletim epidemiológico, nesta sexta-feira (15), que confirma 12.109 casos de covid-19 no Pará, com 1.145 mortes. Os pacientes recuperados  são 7.357. Há 250 casos em análise e 3.482 foram descartados. A atualização ocorreu às 13 horas.

O governador Helder Barbalho anunciou, nesta sexta-feira (15), por meio de vídeo divulgado em suas redes sociais, a prorrogação do período de lockdown em Belém e outros nove municípios paraenses. A cidade de Bragança também aderiu. O decreto agora valerá até o dia 24 de maio. A medida visa reduzir principalmente o número de casos do novo coronavírus no Estado, além de diminuir a pressão sobre o sistema de saúde público e privado.

“A gente precisa fazer mais, e aqui deixo a minha gratidão pela compreensão e pela adesão, mas ao mesmo tempo o meu pedido: ainda não é o suficiente. Eu sei que é muito sofrido, mas é necessário e eu tenho certeza que, com este esforço vamos diminuir o número de mortes. Isso representa salvar a vida da nossa população, de alguém da sua família ou de um amigo seu”, afirmou Helder Barbalho, governador do Pará.

Estado registou um aumento no isolamento social durante os primeiros dias de lockdown, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social (Segup)Apesar disso, o Estado caiu para 4º lugar no ranking brasileiro de isolamento domiciliar, atingindo um índice de 49,11% na quinta-feira (14). A taxa ainda está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o mínimo de 70% de isolamento para que, de fato, seja possível baixar a quantidade de pessoas infectadas pela doença.

Com informações da Agência Pará e Sespa.

COMENTÁRIOS dos leitores