Número de mortes pela covid-19 no Pará salta para 1.145
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, governo do Estado estende até 24 de maio o lockdown em Belém e mais dez municípios
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou boletim epidemiológico, nesta sexta-feira (15), que confirma 12.109 casos de covid-19 no Pará, com 1.145 mortes. Os pacientes recuperados são 7.357. Há 250 casos em análise e 3.482 foram descartados. A atualização ocorreu às 13 horas.
O governador Helder Barbalho anunciou, nesta sexta-feira (15), por meio de vídeo divulgado em suas redes sociais, a prorrogação do período de lockdown em Belém e outros nove municípios paraenses. A cidade de Bragança também aderiu. O decreto agora valerá até o dia 24 de maio. A medida visa reduzir principalmente o número de casos do novo coronavírus no Estado, além de diminuir a pressão sobre o sistema de saúde público e privado.
“A gente precisa fazer mais, e aqui deixo a minha gratidão pela compreensão e pela adesão, mas ao mesmo tempo o meu pedido: ainda não é o suficiente. Eu sei que é muito sofrido, mas é necessário e eu tenho certeza que, com este esforço vamos diminuir o número de mortes. Isso representa salvar a vida da nossa população, de alguém da sua família ou de um amigo seu”, afirmou Helder Barbalho, governador do Pará.
O Estado registou um aumento no isolamento social durante os primeiros dias de lockdown, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Publica e Defesa Social (Segup). Apesar disso, o Estado caiu para 4º lugar no ranking brasileiro de isolamento domiciliar, atingindo um índice de 49,11% na quinta-feira (14). A taxa ainda está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que indica o mínimo de 70% de isolamento para que, de fato, seja possível baixar a quantidade de pessoas infectadas pela doença.
Com informações da Agência Pará e Sespa.