Recife:Casa Amarela é alvo de ação no 1º dia de 'lockdown'

Para a diretora executiva de controle urbano, Cândida Bonfim, o sucesso da operação vai depender da mudança de costumes da população

por Katarina Bandeira sab, 16/05/2020 - 10:14

No primeiro dia do isolamento social mais rígido prometido para a Região Metropolitana do Recife (RMR), centenas de agentes saíram às ruas para garantir que as medidas tenham o efeito esperado. O bairro de Casa Amarela, um dos mais populosos da capital pernambucana, foi o primeiro a receber uma operação mais intensa, na manhã deste sábado (16).

No centro comercial, um bloqueio da CTTU orientava condutores a retornarem à suas casas, caso não estivessem de acordo com as normas estabelecidas pelo decreto do governador Paulo Câmara. Máscaras descartáveis também eram distribuídas a motoqueiros desavisados. Além disso, funcionários da prefeitura distribuíam panfletos aos transeuntes, com as regras que precisam ser seguidas na quarentena.

"Tem muita gente ainda que está desavisada, principalmente, o pessoal mais idoso, quem de dificuldade de leitura e de acesso a internet. Mas, a julgar pelo início da operação, está muito aceitável", diz o coordenador de trânsito Álvaro Antônio. De acordo com ele o pessoal mais jovem é que representa a maior resistência.

Para a diretora executiva de controle urbano, Cândida Bonfim, o sucesso da operação vai depender da mudança de costumes da população. "Nós pernambucanos, nordestinos, somos afetuosos, a gente quer dar o abraço, a gente quer dar o beijo e de repente nada disso vale. O que vale é o respeito pelo outro, de ficar afastado, de ficar no isolamento, de ficar em casa. Então, a gente tá aqui, olho a olho, para dizer a população fiquem em casa", afirma.

Ao todo, 164 agentes de serviços essenciais nas ruas estavam no bairro. Outras operações mais intensas devem rodar bairros de grande circulação nos próximos dias. No total, 500 agentes estão atuando em conjunto com as forças do Governo do Estado, em 16 pontos de fiscalização de trânsito. No caso dos veículos a orientação é dada pela Autarquia de Trânsito Transporte Urbano do Recife (CTTU) e pela Polícia Militar.

LeiaJá também: Rodízio começou neste sábado. Saiba como vai funcionar

COMENTÁRIOS dos leitores