Hacker que tentou vender emails e senhas é preso

Sanix vendia acessos à universidades por meio de uma conta VPN comprometida para o governo de San Bernardino, na Califórnia

por Alfredo Carvalho qua, 20/05/2020 - 17:05
Wikimedia Wikimedia

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) comunicou na última terça-feira (19) que capturou o hacker apelidado de Sanix, responsável por tentar vender 773 milhões de endereços de emails e 21 milhões de senhas em 2019.

De acordo com as autoridades locais, os HDs confiscados somam mais de dois terabytes de dados roubados. Sanix tinha acesso a senhas de emails, contas do PayPal, senhas de cartões bancários e carteiras de criptomoedas de moradores da União Europeia e na América do Norte.

Os arquivos digitais obtidos fazem parte de uma coleção de informações que Sanix vinha roubando ao longo dos anos. O hacker também vendia acessos à universidades através de uma conta VPN comprometida para o governo de San Bernardino, na Califórnia.

Não é a primeira vez que o governo da Ucrânia lida com hackers. Em 2018, uma equipe foi exposta por roubar mais de US$ 50 milhões em criptomoedas.

COMENTÁRIOS dos leitores