Alimentação adequada ajuda no tratamento da covid-19

Nutricionista Kelly Oliveira, mestra e doutoranda em Oncologia e Ciências Médicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), lança e-book com informações importantes para o fortalecimento do sistema imunológico

sex, 22/05/2020 - 16:55
Divulgação Nutricionista Kelly Oliveira, do CTO Divulgação

Embed:

Hidratação, nutrição e sono são pilares essenciais no tratamento da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Pensando nisso, a nutricionista Kelly Oliveira, do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), de Belém, reuniu no e-book “Recomendações Nutricionais COVID-19 – Diretrizes Nacionais e Internacionais” as informações mais relevantes coletadas das principais fontes de pesquisa do Brasil e do mundo sobre as armas que a nutrição oferece no enfrentamento da enfermidade.

A publicação traz informações sobre fortalecimento do sistema imunológico, com destaque para a importância da nutrição, da hidratação e do sono, para ajudar não apenas os pacientes com covid, mas todas as pessoas que estão em confinamento.

O objetivo do e-book é reunir importantes informações nutricionais e disponibilizar para qualquer pessoa, sem nenhum custo, por meio das redes sociais da especialista. Kelly é mestra e doutoranda em Oncologia e Ciências Médicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA).



“Em se tratando de Covid-19, por se tratar de uma doença viral, é imprescindível que o sistema imunológico esteja funcionando adequadamente. E mesmo que isso não seja garantia de impedimento do contágio, um organismo saudável e com mecanismos de defesas eficazes receberá impactos menores da doença, se houver contaminação”, destaca Kelly Oliveira.

Durante a quarentena, a alimentação pode ter deficiência de micronutrientes, o que é comumente associado a respostas imunes prejudicadas, tornando o organismo mais suscetível a infecções virais. Diante disso, explica a nutricionista, sugere-se que a alimentação deve ser o mais natural possível, rica em frutas, legumes e verduras - uma variedade de alimentos frescos e não processados para obter as vitaminas, minerais, fibras alimentares, proteínas e antioxidantes que o corpo precisa e todos os nutrientes para as células imunológicas.

Kelly Oliveira reuniu as orientações já consolidadas nos principais centros de pesquisas sobre a covid-19 do Brasil e de outros países. “Mesmo em poucos meses, desde que o vírus foi descoberto, já é possível ter informações bem precisas sobre como a nutrição ganhou espaço nos protocolos de tratamento da doença”, destaca a nutricionista.

O e-book traz dicas sobre tipos de alimentos, nutrientes e quantidades que devem ser consumidas, de uma maneira simples e didática. “São orientações básicas, que podem ajudar, tenho certeza. Quem puder, busque orientação profissional. O Conselho Federal de Nutrição autoriza o atendimento à distância, por telemedicina.”

Da assessoria do CTO.

COMENTÁRIOS dos leitores