Danos da Covid-19 podem reduzir a vida de "curados"

"Expectativa de vida das pessoas recuperadas é reduzida, em média, de nove a dez anos", diz Ancha Baranova, doutora em Ciências Biológicas

sex, 22/05/2020 - 08:51
Pixabay Pixabay

Pessoas que conseguiram se recuperar do novo coronavírus poderiam perder vários anos de vida por causa do impacto negativo da doença, advertem cientistas dos EUA e Escócia.

Ancha Baranova, doutora em Ciências Biológicas e professora da Escola de Biologia da Universidade George Mason (EUA), afirmou em entrevista ao canal russo Rossiya 24 que a expectativa de vida das pessoas recuperadas da COVID-19 é reduzida "em média de nove a dez anos".

De acordo com a professora, a redução da expectativa de vida também depende do sexo dos pacientes, pois homens, em comparação com mulheres, perdem mais anos de vida. "COVID-19 devora 10 anos da vida futura", comentou Baranova.

Especialistas usaram uma medida estatística chamada de "anos de vida perdidos" (YLL, na sigla em inglês) utilizada para determinar o número de anos perdidos devido à mortalidade prematura.

Durante a entrevista, a cientista explicou que especialistas dos EUA chegaram à conclusão de que os pacientes recuperados da COVID-19 perdiam vários anos de vida após analisar parâmetros bioquímicos destes indivíduos.

Contudo, Ancha Baranova afirmou que estes parâmetros podem ser restaurados através de uma reabilitação completa no período após a doença, relembrando ainda ser necessário descansar mais, pois o sono recupera o organismo.

Anteriormente, pesquisadores da Universidade de Glasgow, Escócia, divulgaram um estudo não revisto por outros especialistas que sugere que os homens que se recuperaram da doença perderiam aproximadamente 13 anos de vida, enquanto a média de vida das mulheres diminuía em cerca de 11 anos.

Da Sputnik Brasil

COMENTÁRIOS dos leitores