RJ: Após protesto, profissionais de saúde são detidos

Manifestação pedia equipamentos de trabalho e medidas para proteger a população da Covid-19

sab, 23/05/2020 - 16:07
Divulgação/SindicatodosMedicos Protesto cobrava do governo estadual medidas para proteger a população Divulgação/SindicatodosMedicos

Neste sábado (23), o diretor do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Carlos Vasconcellos, e a agente de combate a endemia, Lúcia Pádua, foram conduzidos à 26ª Delegacia de Polícia. Os dois haviam acabado de participar de um protesto que cobrava do governo estadual medidas para proteger a população e garantir equipamentos de proteção de individual necessários ao profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Segundo o jornal O Globo, a manifestação ocorreu por volta das 10h20, reunindo cerca de 15 pessoas na praça de pedágio da Linha Amarela e durou cerca de 20 minutos, sem que houvesse obstrução do trânsito.

De acordo com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, Carlos Vasconcellos e Lúcia Pádua foram autuados no artigo 268 do código penal (“infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”) e, em seguida, liberados. O caso foi encaminhado ao Juizado Especial Criminal - Jecrim.

Segundo a deputada federal Talíria Petrone (Psol-RJ), a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ chegou a comparecer na 26ª DP para acompanhar o caso. “Não a criminalização dos que lutam”, afirmou a parlamentar.

COMENTÁRIOS dos leitores